EUA

Biden avalia possibilidade de não buscar reeleição, diz jornal

Fontes próximas ao presidente indicam possível desistência na disputa eleitoral

Ipolítica

Joe Biden sofre pressão por desistência.
Joe Biden sofre pressão por desistência. (Foto: Kevin Lamarque)

EUA - Relatos emergiram de que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está considerando a possibilidade de não concorrer à reeleição. Conforme publicado pelo 'The New York Times' nesta quinta-feira (18), fontes próximas ao presidente sugerem que ele tem refletido sobre a decisão em meio a um cenário eleitoral desafiador.

Fontes indicaram que Biden tem processado a possibilidade de não se manter na corrida eleitoral contra Donald Trump em novembro. Apesar de ainda não haver uma decisão oficial, discussões internas apontam que ele poderia, em caso de desistência, apoiar Kamala Harris como a candidata do partido Democrata.

Recentemente, Biden demonstrou uma mudança de atitude, passando a considerar os argumentos favoráveis à desistência, após um debate televisionado onde teve desempenho questionado e enfrentou uma sequência de gafes públicas. Além disso, pesquisas de intenção de voto têm mostrado um panorama desfavorável, com Biden perdendo terreno em estados-chave que foram cruciais para sua vitória em 2020.

PREOCUPAÇÕES

A situação não apenas coloca em jogo a candidatura presidencial de Biden, mas também influencia as expectativas do Partido Democrata em relação às eleições para a Câmara dos Representantes. Líderes do partido, como a deputada Nancy Pelosi e o ex-presidente Barack Obama, expressaram preocupações sobre a viabilidade de sua candidatura e o impacto que sua continuação na corrida poderia ter sobre as chances do partido.

Biden, que recentemente foi diagnosticado com Covid-19, está atualmente em isolamento em sua residência em Delaware, o que levou à suspensão temporária de sua agenda de campanha.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.