RELATÓRIO

TCE aponta falta de transparência em Santa Rita e Bacabeira

TCE/MA reprova as gestões dos prefeitos Hilton e Fernanda Gonçalo, de Santa Rita e Bacabeira, respectivamente, por falta de transparência nos recursos públicos.

Ipolítica

Hilton Gonçalo, prefeito de santa Rita, e sua mulher, Fernanda Gonçalo, prefeita de Bacabeira.
Hilton Gonçalo, prefeito de santa Rita, e sua mulher, Fernanda Gonçalo, prefeita de Bacabeira. (Arquivo)

MARANHÃO - Os prefeitos dos municípios de Santa Rita e Bacabeira, Hilton Gonçalo e Fernanda Gonçalo, respectivamente, enfrentam desafios de transparência, conforme evidenciado em recente avaliação do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA). Nos resultados do primeiro semestre deste ano, ambos os municípios receberam a classificação C no Ranking da Transparência. Santa Rita alcançou uma pontuação de 5,35, enquanto Bacabeira um pouco mais, com 5,54.

TRANSPARÊNCIA QUESTIONADA

Este ranking, que analisa a clareza com que os municípios gerenciam recursos públicos, baseia-se em várias legislações, incluindo a Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527) e o Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos (Lei Federal nº 13.460). A transparência dos portais dos municípios é um dos principais critérios avaliados pelo TCE/MA.

É importante ressaltar que outras 87 prefeituras maranhenses também se situaram na mesma faixa de classificação, com notas C ou inferiores a sete.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.