FAIXA DE GAZA

Autoridade Palestina acusa Hamas de usar civis como escudo

Presidente da Autoridade Palestina responsabiliza grupo terrorista pela guerra em Gaza; Hamas acusa Abbas de aliança com Israel

Ipolítica

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.
O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. (Arquivo)

PALESTINA - O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, culpou o Hamas pela guerra em curso na Faixa de Gaza durante o fim de semana. Em resposta, o grupo Hamas acusou Abbas de se aliar a Israel, intensificando o conflito entre as facções palestinas rivais Fatah e Hamas.

Munir Al-Jaghoub, alto funcionário da Fatah, afirmou em entrevista que o Hamas está se escondendo entre os residentes para se proteger, ao invés de enfrentar Israel diretamente. Abbas apoiou essa crítica, declarando que o Hamas tem “responsabilidade legal, moral e política pela continuação da guerra genocida de Israel na Faixa de Gaza”.

Sami Abu Zuhri, alto funcionário do Hamas, rebateu, dizendo que a declaração de Abbas mostra que a Autoridade Palestina está “nas mesmas trincheiras da ocupação [israelense]”.

TENSÕES AUMENTAM

As tensões entre Fatah e Hamas vêm aumentando, com trocas de acusações constantes. Na semana passada, um porta-voz da Fatah acusou o Hamas de impedir a criação de um Estado palestino.

Desde a violenta expulsão da Fatah da Faixa de Gaza pelo Hamas, os grupos se tornaram inimigos, apesar de ainda cooperarem em vários níveis.

Enquanto isso, Israel continua seus ataques no centro e sul da Faixa de Gaza. A Jihad Islâmica, através da Brigada Al-Quds, relatou intensos combates em Rafah. Segundo a Autoridade de Saúde Palestina, cinco pessoas morreram no ataque a uma casa no centro da Faixa de Gaza. O ataque de Israel no sábado, perto de Khan Yunis, teve como alvo altos funcionários do Hamas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.