Violência contra a imprensa

VÍDEO: repórteres da TV Mirante são agredidos por pré-candidato a vereador ao mostrarem acidente em São Luís

A repórter Nice Ribeiro relatava um acidente na avenida Jerônimo de Albuquerque, no bairro Cohafuma.

Imirante.com

Atualizada em 11/07/2024 às 13h30

SÃO LUÍS – A equipe de reportagem da TV Mirante foi agredida, na manhã desta quinta-feira (11), durante uma entrada ao vivo no telejornal Bom dia Mirante

A repórter Nice Ribeiro relatava um acidente na avenida Jerônimo de Albuquerque, no bairro Cohafuma, quando um motorista com sinais de embriaguez tentou impedir o trabalho jornalístico.

Motorista se envolveu em acidente e agrediu repórteres da TV Mirante. (Foto: Nice Ribeiro/TV Mirante)
Motorista se envolveu em acidente e agrediu repórteres da TV Mirante. (Foto: Nice Ribeiro/TV Mirante)

Como mostra o vídeo, o homem, identificado como Lucas Paraíba, pré-candidato a vereador em Raposa, tentou cobrir a câmera colocando a mão na frente do equipamento enquanto o repórter cinematográfico Luís de França tentava mostrar as imagens após o acidente.

A equipe foi agredida com socos e tapas. O autor da agressão, também envolvido no acidente de trânsito, fugiu. 

Leia a nota divulgada pela TV Mirante sobre o caso:

"A TV Mirante repudia o ato de agressão praticado contra nossa equipe de reportagem, enquanto exercia sua função de informar a população com isenção e responsabilidade.

A agressão a um profissional da imprensa é um ataque direto à liberdade de expressão, um dos pilares fundamentais da democracia.

O direito à informação é garantido pela Constituição Federal, e a liberdade de imprensa é essencial para o Estado democrático de direito.

A TV Mirante se solidariza com os jornalistas agredidos e com todos os profissionais de imprensa que, diariamente, enfrentam desafios para cumprir seu papel social e espera que as autoridades apurem o ocorrido com o devido rigor.

Continuaremos a desempenhar nosso papel com coragem e determinação, em respeito ao direito de toda a sociedade à informação".

O que diz o Lucas

Por volta das 11h30, Lucas emitiu uma nota se desculpando pelo ocorrido e afirma que não estava embriagado, apesar do que mostram as imagens.

"Gostaria de esclarecer os acontecimentos envolvendo o acidente de automóvel em que me envolvi recentemente, enquanto me dirigia para a CEASA a caminho do trabalho. Primeiramente, gostaria de afirmar que, no momento do acidente, eu não estava alcoolizado. Infelizmente, sinistros como esse podem ocorrer, e lamento profundamente qualquer transtorno causado. Reconheço que, devido ao nervosismo, acabei agindo de maneira impulsiva e tentei impedir a liberdade de imprensa. Por isso, peço sinceras desculpas tanto à imprensa quanto à sociedade pelo meu comportamento inapropriado naquele momento. Foi uma reação impensada e motivada pelo estresse da situação. Comprometo-me a ser mais ponderado em situações futuras e a respeitar sempre o trabalho da imprensa e os direitos de todos os envolvidos", diz a nota.

Lucas Paraíba gravou um vídeo, ainda na manhã desta quinta, pedindo desculpas e diz que agiu por impulso: Confira o vídeo abaixo:

Sindicato dos jornalistas repudia as agressões

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Maranhão (SINDJOR-MA) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) emitiram uma nota repudiando as agressões sofridas pela equipe da TV Mirante.

"A agressão a um profissional da imprensa é um ataque direto à liberdade de expressão, um dos pilares fundamentais da democracia. O direito à informação é garantido pela Constituição Federal, e a liberdade de imprensa é essencial para a manutenção de um Estado democrático de direito. O SINDJOR expressa sua solidariedade à repórter Nice Ribeiro, ao repórter cinematográfico Luís de França e ao motorista Luis Garcês, bem como a todos os profissionais de imprensa que, diariamente, enfrentam desafios e riscos no exercício de sua profissão. Entendemos que esse tipo de ocorrência fere a todos os profissionais em exercício no Maranhão. Agredir, intimidar e constranger os profissionais que realizam seu trabalho de levar informações à população, configuram flagrante violação a um pilar da democracia, a liberdade de imprensa. É imprescindível que as autoridades competentes apurem o ocorrido com rigor exemplar, garantindo que a imprensa possa trabalhar de forma segura e para exercer seu papel fundamental de informar a sociedade", declara a nota.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.