SÃO LUÍS - O Instituto Econométrica traz pesquisa mostrando a disputa eleitoral em Colinas. Pelos números, o vereador Renato Santos (MDB) lidera a corrida pela Prefeitura. O levantamento ouviu 488 eleitores nos dias 2 a 4 de julho.
O registro da pesquisa, que foi encomendada pela Rádio Mirante e pelo portal Imirante é MA 05920/2024. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%.
Na pesquisa espontânea, Renato Santos aparece com 51,2% dos votos. Em seguida vem João Haroldo (PCdoB) com 23,6%, Sâmia com 2,7% e o ex-prefeito de Colinas, Antônio Carlos, com 0,8%.
Na estimulada, três cenários foram apresentados aos entrevistados. No primeiro, três nomes estão na disputa e o resultado da disputa seria este se as eleições fossem hoje: Renato Santos aparece com 55,5%, João Haroldo com 28,9% e Sâmia com 4,3%.
No segundo cenário estimulado, a disputa é somente com Renato Santos e João Haroldo. O primeiro teve 55,9% da opinião dos eleitores contra 31,6% do adversário.
Quando a disputa é entre Renato Santos e Sâmia os números são: 63,9% para Santos e 18,4% para Sâmia.
Outro levantamento feito pela Econométrica diz respeito a expectativa de vitória. Dos eleitores, 73,6% disseram que acreditam na vitória de Renato Santos para a Prefeitura de Colinas. Outros 16,6% afirmam ser o João Haroldo o próximo prefeito e 0,2% acreditam na vitória de Sâmia.
Também foi perguntado ao eleitor sobre a rejeição aos candidatos apresentados. Neste cenário, 40,8% disseram não votar de forma alguma em Sâmia, 20,1% em João Haroldo e 19,3% não votaria em Renato Santos.
Avaliação
A pesquisa trouxe a avaliação dos governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Carlos Brandão e da prefeita Valmira Miranda.
Da gestão federal, 79,1% do eleitorado de Colinas diz que aprova outros 20,1% afirmam que desaprovam.
Na gestão estadual, 77,7% afirmaram que aprovam o governo Brandão. Outros 22,3% desaprovam.
Quanta a administração de Miranda, 73,6% aprovam e 26,2% desaprovam.
Saiba Mais
- Eleitores que não votaram no 2º turno devem justificar ausência até terça-feira (7)
- Cidades do MA serão investigadas por transferências de títulos do Pará
- Campanha de 2024 foi recordista em violência política, aponta pesquisa
- Cidades do MA podem ter redução no número de vereadores
- Prazo para prestação de contas do 2° turno termina neste sábado
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.