Determinante

Lula destaca pedido de Sarney por obra de ampliação da Litorânea

Em entrevista à Mirante News FM, petista relatou encontro com o ex-presidente em Brasília.

Gilberto Léda/ipolítica

Atualizada em 21/06/2024 às 17h28
Sarney recebeu Lula em sua residência em Brasília
Sarney recebeu Lula em sua residência em Brasília (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Obra anunciada nesta sexta-feira (21) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Luís, o mais novo prolongamento da Avenida Litorânea - com a implantação de um corredor de transporte público - teve apoio decisivo do ex-presidente José Sarney (MDB).

A revelação foi feita pelo próprio petista, em entrevista à Mirante News FM.

Segundo o presidente, a intervenção já havia sido solicitada pelo governador Carlos Brandão (PSB), e o martelo foi batido após uma visita a Sarney, em Brasília.

“Nós vamos fazer uma coisa que o meu governador [Carlos Brandão] queria, que é uma tal de uma via Litorânea, que não estava no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. Mas ele foi em Brasília: ‘Presidente Lula, eu não coloquei no PAC, mas a obra é muito importante para o Maranhão, o povo do Maranhão merece, tem um trânsito muito ruim, as pessoas não conseguem passar lá’. Aí eu falei: ‘Brandão, eu vou tentar resolver isso. Vou conversar com o Rui Costa’. Era um domingo, aí de tarde eu liguei para o Sarney e falei: ‘Presidente, eu estou a fim de ir na sua casa tomar um café com o senhor a dona Marly [Sarney]’. Aí fui, levei dois bolos, um de fubá e um de macaxeira, para tomar o café, cheguei lá, nem falei boa tarde, o Sarney falou: ‘Presidente, o senhor precisa ajudar o governador do Maranhão. Aquela via Litorânea é muito importante’. Aí eu cheguei na segunda-feira no governo, chamei o Rui Costa e falei: 'Rui, é o seguinte: vamos atender o nosso companheiro do Maranhão porque o Maranhão merece e São Luís, sobretudo, merece o que a gente puder oferecer de melhor”, relatou.

Estratégica - A Litorânea é uma via estratégica para a mobilidade na capital maranhense, proporcionando um eixo de transporte público que serve como alternativa às rotas congestionadas do centro. Serão investidos R$ 237 milhões nesta expansão, que irá implantar faixa exclusiva para ônibus na via, ampliando a conectividade regional e integrando dois importantes polos urbanos na área metropolitana.

O projeto integra o pacote de obras para o setor previstas no Novo PAC. A obra inclui a intervenção em 4,95 km de extensão, três faixas de tráfego em cada pista, sendo uma exclusiva para ônibus. Será iniciada no entroncamento com a Av. São Carlos (bairro Olho D’água) e as faixas de rolamento serão revestidas em concreto asfáltico — somando-se uma faixa extra para estacionamentos do lado esquerdo (no sentido da via em direção ao bairro Araçagy).

Do lado oposto, está prevista a construção de um passeio com 2,50 metros de largura construído em concreto. O projeto ainda prevê a construção de uma ciclovia com 2,50 metros de largura, toda em concreto. Quando pronta, a intervenção vai proporcionar o descongestionamento, aliviando o tráfego nas vias principais (sobrecarregadas atualmente) e melhorando a fluidez e a segurança do trânsito — inclusive para pedestres e ciclistas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.