Inclusão

Brandão anuncia criação de Secretaria Adjunta de Educação dos Povos Indígenas

Em ato no Palácio dos Leões Carlos Brandão afirmou ter encaminhado Medida Provisória para a Assembleia Legislativa com criação de pasta.

Ipolítica

Carlos Brandão anunciou criação de pasta para os povos indígenas
Carlos Brandão anunciou criação de pasta para os povos indígenas (Reprodução)

SÃO LUÍS - O governador Carlos Brandão (PSB) anunciou a criação da Secretaria Adjunta de Educação dos Povos Indígenas, vinculada à Secretaria de Estado da Educação (Seduc). 

No ato, realizado no Palácio dos Leões e que contou com autoridades políticas, o chefe do Executivo assegurou o envio de uma Medida Provisória com o teor da proposta, para a Assembleia Legislativa. Ele também justificou a iniciativa e defendeu o fortalecimento do projeto educacional das comunidades tradicionais no Maranhão.

“Enviei à Assembleia Legislativa do Maranhão MP que cria a secretaria adjunta de Educação dos Povos Indígenas. Uma conquista aguardada por muitos anos, que vai fortalecer o projeto educacional nas comunidades tradicionais, como a formação de professores e a construção de escolas e da primeira universidade em território indígena”, afirmou.

Leia também: Supremo julga nesta terça-feira denúncia do caso Marielle

Brandão ressaltou que não indicará o titular da nova função. Ele permitirá que os próprios indígenas possam escolher o nome do secretário-adjunto.

“A escolha do secretário-adjunto será feita pelos próprios indígenas, dando total autonomia para que possamos avançar em políticas afirmativas, oportunidades e inclusão!”, enfatizou.

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão (PT), comemorou a medida. 

“Compromisso cumprido. Nesta segunda-feira (17) o governador Carlos Brandão assinou a Medida Provisória para criar a Secretaria Adjunta de Educação dos Povos Indígenas na estrutura da Seduc. Mais uma vez o Maranhão faz história. A iniciativa reforça o avanço do estado na valorização e inclusão das culturas indígenas, garantindo uma educação de qualidade respeitosa às tradições e saberes ancestrais. Através da Secretaria Adjunta de Educação dos Povos Indígenas, os processos da gestão da área educacional, as demandas e a ampliação de unidades especializadas para os povos originários serão simplificados e ampliados”, finalizou. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.