ELEIÇÕES 2024

Eduardo Braide deve perder apoio do PDT em São Luís

Aliança vitoriosa no 2º turno de 2020 não deve se repetir nas eleições deste ano.

José Linhares Jr / Editor do Ipolítica

Atualizada em 11/06/2024 às 11h59
Aliança formada no 2º turno das eleições de 2020 deve ser desfeita neste ano.
Aliança formada no 2º turno das eleições de 2020 deve ser desfeita neste ano. (Paulo Soares)

SÃO LUÍS - O prefeito Eduardo Braide (PSD) deve perder, definitivamente, o apoio do PDT para as eleições deste ano. A aliança,  fundamental para a Braide a vitória no 2º turno das eleições de 2020, não deve se repetir neste ano. Desde 2022, as relações entre Braide e a legenda ficaram estremecidas e foi iniciado um distanciamento. O lançamento oficial da pré-candidatura do ex-vereador Fábio Câmara para a Prefeitura de São Luís nesta semana deve oficializar a ruptura.

O ato de lançamento da pré-candidatura de Câmara será realizado na próxima sexta-feira (14), durante a Convenção Estadual e Municipal de São Luís. O evento ocorrerá na sede do partido, localizada na Rua dos Afogados, a partir das 15 horas.

FIM DA ALIANÇA

Partido mais vitorioso nas eleições de São Luís nos últimos 30 anos, o PDT teve participação direta em todas as coligações vencedoras para a Prefeitura de São Luís desde os anos 1990. Em 2020, o partido aliou-se ao deputado estadual Neto Evangelista no 1º turno e formou aliança com Eduardo Braide na etapa final das eleições.

Para a maioria dos expectadores e analistas, o apoio pedetista foi fundamental para a vitória de Braide contra o grupo liderado pelo deputado federal Duarte Jr. Apesar do papel decisivo, membros da legenda reclamam de terem sido escanteados na gestão de Eduardo Braide. O prefeito é frequentemente acusado de trair o arco de aliados formulado naquela eleição.

O lançamento de Fábio Câmara deve ser o golpe final no rompimento entre PDT e Braide.

ELEIÇÃO DA NOVA DIREÇÃO

Na convenção, que reunirá militantes, pré-candidatos a vereadores e prefeitos, autoridades e direção nacional do partido, será eleita a nova direção estadual e municipal do PDT. A expectativa é que o nome de Fábio Câmara seja avalizado como o pré-candidato da sigla à Prefeitura de São Luís.

A Convenção Estadual do partido estava prevista para o dia 10 de maio, mas foi adiada devido ao falecimento de Dona Eunice Honaiser, mãe do deputado federal Márcio Honaiser. O evento contará com a presença do Ministro da Previdência e presidente nacional licenciado, Carlos Lupi, dos senadores Weverton e Ana Paula, e de deputados estaduais e federais.

DISCURSO DO PRESIDENTE MUNICIPAL

Segundo o presidente municipal do PDT de São Luís, vereador Raimundo Penha, a convenção será crucial para discutir o futuro das cidades. “Nosso objetivo é reunir pré-candidatos de todas as regiões do Maranhão para debater as melhores soluções para os nossos municípios. O partido tem uma longa história e um compromisso sólido com o municipalismo”, afirmou Penha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.