INTERCÂMBIO

TSE recebe convite de ditador da Venezuela para acompanhar eleições

Tribunal analisa participação como observador no contexto de eleições contestadas.

Ipolítica

Carmen Lúcia, presidente do TSE, e Nicolás maduro, ditador venezuelano.
Carmen Lúcia, presidente do TSE, e Nicolás maduro, ditador venezuelano. (Reprodução)

BRASÍLIA - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi oficialmente convidado a acompanhar as próximas eleições na Venezuela, marcadas para 28 de julho. O convite foi feito através de um ofício enviado pelo Ministério de Relações Exteriores no dia 17 deste mês, destacando a importância da presença de observadores internacionais para garantir a integridade do pleito.

Representantes do TSE integrarão a comitiva brasileira que viajará à Venezuela para observar as eleições, num momento em que o país enfrenta desafios significativos para a realização de um processo eleitoral livre e justo. A Venezuela tem sido palco de intensas críticas internacionais devido às suas práticas eleitorais e políticas.

O atual presidente, Nicolás Maduro, concorre à reeleição contra Edmundo González Urrutia, escolhido pela aliança opositora Plataforma Unitária para representar a líder inabilitada María Corina Machado. Uma vitória de Maduro significaria sua continuação no poder, alcançando 18 anos de mandato.

Recentemente, o governo venezuelano cancelou o convite para observadores da União Europeia, que havia imposto sanções a membros do governo Maduro, refletindo as tensões entre a Venezuela e organizações internacionais.

O TSE, por sua vez, confirmou ter recebido o convite e está atualmente avaliando as condições e implicações de sua participação como observador. A decisão ainda está pendente, considerando o complexo cenário político e eleitoral da Venezuela.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.