(Divulgação)

COLUNA

De Olho na Economia
É economista com experiência nacional e internacional em análises macroeconômicas e microeconômicas. Possui habilidade em análises setoriais, gestão do capital humano, orçamentos e finanças.
De olho na Economia

Acesso ao crédito para empresas: planejamento financeiro é a chave para o sucesso

Leia a coluna do economista Wagner Matos desta quarta-feira (8).

Wagner Matos/Economista

Atualizada em 08/05/2024 às 12h09

O acesso ao crédito é fundamental para o crescimento e desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPEs). No entanto, muitas empresas ainda se deparam com obstáculos, como a desorganização financeira e contábil, comprometendo o acesso a capital e o sucesso do negócio.

A falta de planejamento financeiro gera dificuldades na avaliação da empresa (valuation), na atração de investimentos, na obtenção de crédito e até mesmo na gestão do dia a dia. Pesquisa do Sebrae revela que 72% das MPEs brasileiras apresentam problemas nessa área, o que dificulta a apresentação de demonstrativos confiáveis para as instituições financeiras, mesmo com garantias.

Felizmente, a situação está mudando. Oportunidades, como a redução da taxa de juros está aumentando a oferta de crédito e os fundos de investimento estão dispostos a investir em empresas promissoras, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, onde há um mapeamento claro da expansão econômica.

Para aproveitar essas oportunidades, as MPEs devem investir em planejamento financeiro, que é fundamental para o sucesso, o lucro. Isso proporcionará mais segurança operacional, consciência sobre o negócio e auxiliará na tomada de decisões assertivas.

Benefícios da organização contábil e financeira:

Maior controle do fluxo de caixa: Permite acompanhar entradas e saídas de dinheiro com eficiência, facilitando decisões financeiras estratégicas. Exemplo: Saber quanto dinheiro a empresa tem disponível para investimentos, pagamentos e outras despesas.

Melhor gestão fiscal: Reduz o risco de multas e inadimplência com o fisco, garantindo a segurança jurídica da empresa. Exemplo: Estar em dia com impostos e obrigações fiscais, evitando multas e problemas com a Receita Federal.

Acesso facilitado ao crédito: Demonstra aos bancos a saúde financeira da empresa, aumentando as chances de aprovação de empréstimos e financiamentos. Exemplo: Apresentar demonstrativos financeiros organizados e confiáveis, que comprovem a capacidade da empresa de pagar suas dívidas.

Aumento da competitividade: Permite à empresa investir em crescimento, expansão e inovação, tornando-a mais competitiva no mercado. Exemplo: Investir em novos produtos, serviços, tecnologias ou na abertura de novas filiais, para se destacar da concorrência.

Adotar ferramentas digitais: A inovação tecnológica, a digitalização dos sistemas fiscais e de gestão empresarial e os modernos meios de pagamento estão interligados e são essenciais para o sucesso das MPEs. Exemplo: Utilizar softwares de contabilidade e gestão financeira online, que facilitam o controle das finanças da empresa e a emissão de notas fiscais e outros documentos.

Para concluir, um planejamento financeiro sólido é essencial para todas as empresas. Ele garante a sustentabilidade dos processos, facilita o acesso ao crédito, melhora a gestão do negócio e impulsiona o crescimento. Investir em organização contábil e financeira é o primeiro passo para o sucesso das MPEs.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.