Boletim Médico

Doutora e pesquisadora Terezinha Rêgo está internada em estado grave em São Luís

Terezinha deu entrada no UDI Hospital há uma semana após cair e bater a cabeça.

Imirante.com

Atualizada em 03/05/2024 às 03h10
A doutora e pesquisadora Terezinha Rêgo.
A doutora e pesquisadora Terezinha Rêgo. (Divulgação / Fapema)

SÃO LUÍS - A doutora em Botânica, pesquisadora e farmacêutica Terezinha Rêgo, de 91 anos, está internada em estado grave, em São Luís. Há uma semana, ela deu entrada no UDI Hospital, na capital maranhense, depois de cair e bater a cabeça.

Segundo a família de Terezinha Rêgo, ela foi diagnosticada com uma pneumonia após exames médicos. A pesquisadora respira sem ajuda de aparelhos.

Terezinha Rêgo dedicou a vida a estudar o poder de cura das plantas. Uma de suas descobertas mais famosas é o tratamento para curar sinusite e outras doenças respiratórias, utilizando o princípio ativo da planta popularmente conhecida como “cabacinha” ou “buchinha do norte”.

Na década de 1980, Terezinha Rêgo fundou o Herbário Ático Seabra, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e criou projetos de fitoterapia em comunidades carentes do estado. Ela catalogou mais de 10.800 espécies da flora maranhense, grande parte durante o tempo em que passou na aldeia indígena Canela.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.