(Divulgação)

COLUNA

Curtas e Grossas
José Ewerton Neto é poeta, escritor e membro da Academia Maranhense de letras.
Curtas e Grossas

Modigliani e a paixão

Lá estão, nos retratos do pintor italiano, a extraordinária melancolia (favor não confundir com tristeza).

José Ewerton Neto

 
 

Tenho a presunção vaidosa de propagar que o pintor Modigliani foi introduzido na fala de dois personagens, de contos, de minha autoria em momentos distintos (inconscientemente, ou seja, de forma não deliberada pelo autor). Também está presente na capa do livro O pequeno dicionário de paixões cruzadas, que considero muito bem realizada, de autoria de Natanael Castro.

Sem respaldo técnico para dizer isso, ou seja, falando apenas como apreciador, vim a admirar o Impressionismo como a escola da arte da Pintura cujos representantes atingiram a quintessência e, entre eles, para o meu gosto pessoal, Amadeo Modigliani. 

Lá estão, nos retratos do pintor italiano, a extraordinária melancolia (favor não confundir com tristeza) em posturas onduladas, extraídas da arte japonesa, cujo clímax é realçado pelos olhos vazados de seus modelos nos quais é possível intuir todo o mistério da alma humana, tão difícil de ser descrita por qualquer formato de arte. Assim, em determinados quadros, no meu modo de ver, seus olhos vazados dizem tanto da ambiguidade dos sentimentos humanos quanto o famoso sorriso da Mona Lisa, outro apogeu artístico. 

Já conhecia um pouco de sua trajetória de vida infeliz, peculiar, aliás, a tantos artistas da época, inclusive impressionistas, quando procurei conhecer um pouco mais do artista no livro Paixões de Rosa Montero, que trata das grandes paixões merecedoras desse nome na humanidade. Entre elas está a de Modigliani e de Jeanne Hebuterne, uma bela jovem que foi levada por essa paixão ao precipício, despencando, mais que do terceiro andar de um prédio, de seu arrebatamento sentimental, atraída pelo caos interno do próprio Modigliani. 

Onde poderia se ocultar e, ao mesmo tempo, transbordar tanta paixão íntima a não ser naqueles olhos vazados? Eis aí mais um ingrediente que cabe perfeitamente naqueles retratos e que podem explicar toda sedução que me despertaram as pinturas de Modigliani. A paixão. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.