Prevenção

Dia D contra gripe: Grande São Luís abre postos para vacinação neste sábado (13)

Veja quem pode se vacinar e quais os postos em São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

Imirante.com

Atualizada em 13/04/2024 às 08h32
Veja os grupos prioritários para a vacina contra influenza.
Veja os grupos prioritários para a vacina contra influenza. (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

SÃO LUÍS - As unidades de saúde da rede municipal de São Luís e região metropolitana ofertam a vacinação contra gripe neste sábado (13), Dia D da imunização, instituído pelo Ministério da Saúde. O público-alvo pode procurar um dos postos da capital das 8h às 17h. No São Luís Shopping, a vacinação ocorre das 10h às 16h.    

A vacina vai estar disponível para o público elegível da campanha, formado por crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, adolescentes menores de 18 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade (18 anos ou mais), funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (necessário comprovação), quilombolas, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos), profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, pessoas em situação de rua, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e portuários podem receber a vacina, que protege contra os principais vírus em circulação no Brasil. Saiba mais.

“O funcionamento das salas de vacinação aos sábados favorece as pessoas que não têm tempo de ir aos postos durante a semana, além disso, há um trabalho permanente das equipes de saúde em divulgar a campanha junto à população para estimular a procura pela vacina”, explica a secretária municipal de Saúde, Carolina Mitri.

A vacinação contra a influenza é a forma mais eficaz de minimizar a carga do vírus, reduzir os sintomas da gripe, prevenir as complicações decorrentes da doença e evitar internações e óbitos. Para vacinar é necessário apresentar o documento de identidade e o cartão de vacinação.

A gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, com grande potencial de transmissão, podendo assumir formas mais graves e até provocar a morte de pessoas mais vulneráveis à doença.

Rede de saúde estadual do Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) se uniu com os 217 municípios maranhenses para ampliar a cobertura vacinal do público prioritário da imunização. 

Na rede estadual de saúde, neste sábado (13), as salas de vacinação nas Policlínicas Cidade Operária, Vinhais e Vila Luizão, além do Hospital Dr. Genésio Rêgo (Vila Palmeira) - em São Luís - funcionarão em horário estendido, das 8h às 17H. Já nos municípios maranhenses, o público prioritário pode se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). É necessário apresentar o documento oficial com foto e a carteira de vacinação.

No ponto de vacinação instalado no Shopping da Ilha e no Pátio Norte Shopping, o público prioritário poderá se vacinar neste sábado (13), das 10h às 20h, e no domingo (14), das 14h às 20h. 

Vacinação na região metropolitana

São José de Ribamar:  em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 8h às 13h. Saiba mais;

Paço do Lumiar: no Pátio Norte Shopping, neste sábado (das 10h às 20h) e domingo (das 14h às 20h). Saiba mais;

Raposa: em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 8h às 12h. Saiba mais.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.