Reação

Aluisio reage a veto de Lula a projeto que proíbe saidinha de presos

Deputado federal lamentou veto parcial de Lula e disse que Congresso Nacional derrubará decisão do petista; lei foi sancionada nesta quinta.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Aluisio Mendes acredita que Congresso derrubará veto de Lula
Aluisio Mendes acredita que Congresso derrubará veto de Lula (Wesley Amaral/Câmara dos Deputados)

SÃO LUÍS - O deputado federal Aluisio Mendes (Republicanos) reagiu ao veto parcial de Lula (PT) ao projeto de lei que acaba com as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas. O parlamentar, que estava licenciado e retornou recentemente ao mandato, afirmou que o veto será derrubado. 

A lei foi sancionada ontem pelo petista. O veto foi ao trecho que impedia a saída temporária para presos que querem visitar suas famílias. A saidinha, como é conhecido o benefício, vale para detentos que já estão em regime semiaberto.

“É lamentável que uma lei tão importante, aprovada pelo Congresso Nacional, seja ignorada pelo governo. Vamos derrubar os vetos e manter o fim das ‘saidinhas’”, afirmou Aluisio Mendes.

O veto já havia sido recomendado pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ex-membro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele recomendou a Lula a continuidade da saída temporária de presos em feriados comemorativos e propôs veto parcial ao projeto de lei aprovado pela Câmara e pelo Senado. 

Debate

O projeto de lei que acabou as saidinhas de presos foi amplamente debatida pelo Congresso Nacional nos últimos meses. Foi primeiro aprovada na Câmara Federal e depois seguiu para o Senado, onde também foi aprovada, mas com algumas alterações.

Por ter sido alterada no Senado a matéria precisou retornar à Câmara, onde foi novamente aprovada, antes de ir à sanção do presidente Lula.

A discussão que caberá agora ao Congresso diz respeito à manutenção ou não do veto parcial de Lula, que já era esperado pela oposição. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.