DIREITO À INFORMAÇÃO

Lei que obriga restaurantes a oferecer cardápio físico pode chegar em São Luís

Segundo o vereador, os cardápios de QR Code facilitem o acesso dos consumidores, mas excluem aqueles que não têm acesso à internet.

Kailane Nunes / Ipolítica

Vereador Ribeiro Neto
Vereador Ribeiro Neto (Divulgação)

SÃO LUÍS - O vereador Ribeiro Neto (Cidadania) apresentou um projeto de lei com o objetivo de regulamentar a disponibilidade de cardápios em estabelecimentos do ramo de restaurantes, bares, casas noturnas, lanchonetes e similares. De acordo com o projeto, os estabelecimentos devem manter à disposição dos consumidores uma relação de preços dos produtos vendidos em formato impresso.

Além disso, os estabelecimentos poderão adotar, de forma adicional, cardápios na modalidade digital ou com QR Code. No entanto, é importante ressaltar que o cardápio na modalidade digital ou com QR Code não substituirá o cardápio impresso.

O vereador ressaltou que a justificativa do PL se baseia no direito à informação clara, precisa e adequada sobre os produtos ou serviços oferecidos ao mercado de consumo, incluindo o preço, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.

“Embora os cardápios de QR Code facilitem o acesso dos consumidores às informações, também excluem aqueles que não têm acesso à internet ou não sabem como usar QR Code, como os idosos. Assim, o cardápio físico continua sendo necessário para garantir o direito à informação de todos os consumidores”, explicou o parlamentar.

Leia também: Justiça bloqueia R$1,5 milhão da prefeitura de Imperatriz por descumprimentos de ordens

Ribeiro Neto relembrou que o fornecimento de cardápios por QR Code foi uma medida adotada durante a pandemia de Covid-19 para reduzir o risco de transmissão do vírus. Com os avanços da vacinação, muitas medidas de enfrentamento à pandemia foram revogadas, o que torna o projeto de lei ainda mais relevante.

PENALIDADES

O descumprimento da lei acarretará ao estabelecimento infrator penalidades que incluem advertência, multa no valor de R$ 1 mil corrigida anualmente, e aplicação da multa em dobro em caso de reincidência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.