CONFLITO INTERNACIONAL

Israel demite comandantes responsáveis por ataque que atingiu ONG

As Forças Armadas de Israel demitem dois comandantes após um ataque que resultou na morte de membros da ONG World Central Kitchen

Ipolítica

A organização havia levado uma carga de alimentos ao território palestino horas antes do bombardeio israelense.
A organização havia levado uma carga de alimentos ao território palestino horas antes do bombardeio israelense. (Reprodução)

JERUSALÉM - As Forças Armadas de Israel deMitiram dois comandantes responsáveis por um bombardeio que resultou na morte de uma equipe da ONG World Central Kitchen na última segunda-feira (1). Segundo relatório de investigação interna, os militares confundiram os membros da ONG com terroristas armados do Hamas.

O relatório israelense afirma que o grupo foi “erroneamente alvejado”. Após a divulgação do relatório, a World Central Kitchen rejeitou as conclusões e pediu uma investigação independente.

As Forças Armadas de Israel descreveram o incidente como um “erro grave decorrente de uma falha grave devido a uma identificação equivocada, erros na tomada de decisões e um ataque contrário aos Procedimentos Operacionais Padrão”.

Em comunicado, os israelenses afirmaram que, após a investigação, tomaram várias medidas: demitiram o comandante de apoio da brigada, destituíram o chefe do Estado-Maior da brigada responsável pela operação e repreenderam outros comandantes. Os nomes e cargos desses indivíduos não foram divulgados no comunicado.

“As conclusões da investigação indicam que o incidente não deveria ter ocorrido. Os comandantes que aprovaram o ataque estavam convencidos de que o alvo eram agentes armados do Hamas e não funcionários da WCK”, disse o relatório de Israel.

O ataque, que atingiu dois veículos da ONG World Central Kitchen, ocorreu na segunda-feira (1º). A organização havia entregado uma carga de alimentos ao território palestino horas antes do bombardeio israelense.

De acordo com a ONG, entre os mortos estão três cidadãos do Reino Unido, um da Austrália, um dos EUA, um da Polônia e um palestino. A World Central Kitchen, uma das ONGs mais ativas em Gaza, enviou o primeiro navio com ajuda humanitária ao território há duas semanas, em parceria com a ONG Open Arms. A WCK interrompeu as operações de ajuda na região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.