Segundo turno

Assembleia pode votar nesta quinta PEC que trata de escolha de membro do TCE/MA

Matéria foi aprovada em primeiro turno na semana passada e poderá ser apreciada nesta quinta; rito para a escolha de membro do TCE/MA foi parar no STF.

Ipolítica

Plenário poderá apreciar PEC que muda regras para a escolha de novos membros do TCE/MA
Plenário poderá apreciar PEC que muda regras para a escolha de novos membros do TCE/MA (Divulgação/Agência Assembleia)

SÃO LUÍS - Pode ser votada na sessão desta quinta-feira (4), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o rito de escolha de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA).

A PEC atualiza a data limite para candidatura – para 70 anos, contra 65 do texto atual – e confirma que a votação para a escolha de membros da Corte deve ser secreta.

Uma segunda proposta, feita por meio de projeto de decreto legislativo - e que também pode ser apreciada -, atualiza outro ponto de controvérsia, dando aos líderes de blocos a possibilidade de indicar candidatos, mesmo que estes não tenham 14 assinaturas de apoio de parlamentares. O texto já recebeu parecer favorável da CCJ.

Com as alterações eventualmente aprovadas, a Assembleia Legislativa cria as condições para derrubar uma liminar concedida pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu o processo de escolha do substituto do conselheiro aposentado Washington Oliveira no dia 4 de março.

Leia também: Assembleia do Maranhão rejeita proposta de homenagem ao MST

O favorito para conseguir a indicação do Parlamento é o advogado Flávio Costa, que já conta com o apoio de mais de 30 deputados. 

Pela regra atual, ele seria candidato único, mas, com as alterações, é provável que deputado Carlos Lula (PSB) também apresente uma candidatura, assim como a advogada Luciane Craveiro e o auditor Welliton Resende, da Controladoria-Geral da União (CGU) no Maranhão.

Escolha

Inscrito no processo de escolha de novo membro da Corte de Contas, o advogado Flávio Costa conta com o apoio do Palácio dos Leões e de toda a base governista no Legislativo Estadual.

Para se tornar membro, contudo, ele ainda precisará ser sabatinado pela CCJ da Assembleia e em seguida ter o seu nome submetido ao Plenário. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.