ELEIÇÕES 2026

Pesquisa indica empate técnico entre Lula e Michelle Bolsonaro

Avaliação recente revela competição acirrada em potencial disputa presidencial

Ipolítica

Colocação de Michelle em pesquisa surpreendeu.
Colocação de Michelle em pesquisa surpreendeu. (Reprodução)

BRASÍLIA - Uma nova pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas revelou um empate técnico entre a primeira-dama Michelle Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um dos cenários projetados para uma futura disputa eleitoral. 

No cenário onde Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil e marido de Michelle, é considerado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral, a pesquisa destaca diferentes preferências eleitorais. Jair Bolsonaro lideraria com 37,1% das intenções de voto se as eleições fossem hoje, seguido por Lula com 35,3%. Outros candidatos como Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Eduardo Leite (PSDB) também foram avaliados, recebendo respectivamente 7,5%, 6,1% e 1,8% das intenções de voto.

Em uma simulação sem Jair Bolsonaro, Lula teria 36% das intenções de voto, enquanto Michelle Bolsonaro apareceria com 30,9%. Ciro Gomes, Simone Tebet e Eduardo Leite receberiam 8,7%, 6,9% e 2,2%, respectivamente, nesta mesma simulação.

A pesquisa também investigou um cenário específico onde Michelle Bolsonaro recebe o apoio explícito de Jair Bolsonaro, resultando em um empate técnico com Lula. Nesta situação, Lula alcançaria 44,5% das intenções de voto, enquanto Michelle Bolsonaro obteria 43,4%.

O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 22 de março de 2024, consultando 2.024 eleitores em todos os 26 estados e no Distrito Federal, abrangendo 162 municípios. A pesquisa, encomendada pela Executiva Nacional do PL, possui um grau de confiança de 95%, com uma margem de erro de ±2,2 pontos percentuais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.