Chuva no feriado

Litoral do Maranhão deve ter Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa chuvosos

Mesmo com períodos de sol, pancadas de chuva moderadas a fortes podem ocorrer no Maranhão.

Imirante, com informações do Inmet

Atualizada em 27/03/2024 às 07h23
Na Sexta-feira Santa a previsão na capital é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em São Luís.
Na Sexta-feira Santa a previsão na capital é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em São Luís. (Foto: Paulo Sores/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica tempo instável e com chuva no litoral do Maranhão e em grande parte do Nordeste a partir desta quarta-feira (27), no feriado da Sexta-Feira da Paixão e até o Domingo de Páscoa, dia 31.

Mesmo com períodos de sol, pancadas de chuva moderadas a fortes podem ocorrer no Maranhão. Em São Luís, a Quinta-Feira Santa, 28 de março, deve ser de tempo encoberto com chuvisco. Já na Sexta-feira Santa a previsão na capital é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas podem chegar aos 30ºC.

Leia também:

Previsão do tempo: quarta-feira (27) com muitas nuvens no Maranhão

O transporte de umidade do Oceano Atlântico para o continente - propagação de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) -, somado a uma maior atividade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), vai contribuir para a formação de áreas de instabilidade sobre a porção litorânea do Nordeste e, consequentemente, o deslocamento destas para o interior da região.

Entre quinta e sexta-feira, a previsão indica a intensificação da chuva, com volumes mais significativos, podendo superar 100 milímetros (mm) na faixa leste da região Nordeste. 

Devido às atualizações dos modelos numéricos de previsão do tempo, é necessário o acompanhamento da atualização diária das previsões do tempo, assim como dos avisos meteorológicos especiais emitidos pelo Inmet.

Veja orientações sobre os cuidados com energia elétrica no período chuvoso

Conforme alerta a Equatorial Maranhão, o ideal é permanecer dentro de casa, mas caso a chuva chegue de surpresa, o recomendado é:

Buscar um local coberto – evite locais abertos como praias e campos de futebol e jamais se abrigue perto de árvores, piscina, lagos, postes ou embaixo da fiação elétrica;

Permanecer dentro do veículo – quando em deslocamento, procure lugar seguro para encostar o veículo, evitando estacionar próximo a torres de transmissão, placas de propaganda, postes ou embaixo da fiação elétrica. Caso não encontre outra alternativa de abrigo, permaneça dentro do veículo, pois os pneus de borrachas podem funcionar como isolantes em casos de descargas elétricas que atingem o solo;

Evitar contato com cercas e varais metálicos – Na zona rural, onde é comum a criação de animais em pasto, e demarcação de propriedades com cerca, é necessária muita atenção. Com a ajuda de um especialista, certifique-se de realizar um aterramento adequado e o dimensionamento correto dos cercados para proteger o perímetro contra raios e curtos-circuitos, proporcionando mais segurança para todos.

O que fazer em casos de acidentes?

Para socorrer uma vítima que recebeu uma descarga elétrica é preciso ter cuidado, para que outro acidente não ocorra. Mantenha a calma, acione o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192) e jamais toque na vítima.

Já em caso de equipamentos energizados, recomenda-se o desligamento imediato do disjuntor. Quando a fonte de alimentação do choque elétrico se tratar de fios da rede de distribuição de energia, além de acionar o socorro, deve-se entrar em contato com a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão pelo número 116. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.