Exercício ilegal da profissão

Homem que se passava por advogado é preso; é o segundo caso em 24h no MA

O homem, identificado como Raul Dávila Silva Sousa, foi autuado pelos delitos de falsa identidade e exercício ilegal da advocacia.

Imirante.com

Raul Dávila Silva Sousa atuava ilegalmente no município de Barra do Corda.
Raul Dávila Silva Sousa atuava ilegalmente no município de Barra do Corda. (Imirante.com)

BARRA DO CORDA - Um homem foi preso em flagrante, na manhã desta terça-feira (26), por exercício ilegal da advocacia na cidade de Barra do Corda, no Maranhão. O homem, identificado como Raul Dávila Silva Sousa, foi autuado pelos delitos de falsa identidade e exercício ilegal da advocacia.

Leia também: Falsa advogada é presa em flagrante por exercício ilegal da profissão

Segundo informações da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB-MA), o suspeito assinava atos próprios de advogado e se identificava nas redes como tal.  Após a prática ilegal ser descoberta, a Polícia Civil foi acionada para tomar as providências legais cabíveis com a condução e instauração de procedimento.

“Combater o exercício ilegal da profissão é uma das grandes bandeiras da OAB/MA. Ao coibir práticas de falsos advogados e advogadas, a Ordem, por meio da Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia, luta pela valorização de toda a classe e conscientização da sociedade”, disse o presidente da OAB-MA, Kaio Saraiva. 

Outro caso

Nessa segunda-feira (25), uma outra pessoa foi presa pela mesma prática ilegal. De acordo com a OAB-MA, Kerly Cristina Caetano dos Santos Silva, de 40 anos, atuava ilegalmente, se passando por advogada, no município de Grajaú, no Maranhão. 

Nos dois casos, os conduzidos foram liberados após o registro de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), tendo em vista que essa conduta é compreendida como contravenção penal, prevista no art. 47.

“Ao receber denúncias com as provas e informações necessárias sobre os casos de exercício ilegal da profissão, a Comissão realiza diligências nos locais denunciados com o apoio doas autoridades competentes”, complementou o presidente da Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia, Jonatas Dutra Fernandes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.