Imunização

SESI -MA inicia campanha de vacinação contra gripe para a Indústria

A vacinação é importante para imunização do trabalhador da indústria maranhense.

Publipost / Fiema

Atualizada em 25/03/2024 às 15h53
A proposta é aplicar as vacinas em industriários no próprio ambiente de trabalho como forma de preservar a saúde do trabalhador.
A proposta é aplicar as vacinas em industriários no próprio ambiente de trabalho como forma de preservar a saúde do trabalhador. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – O Serviço Social da Indústria (SESI-MA) iniciou na última semana,  campanha de imunização contra gripe nas empresas industriais. A campanha é feita anualmente com a aquisição da vacina quadrivalente, que garante a proteção contra as cepas H1N1, H2N3 e cepas tipo B, objetivando ampliar a proteção contra a doença. 

A proposta é aplicar as vacinas em industriários no próprio ambiente de trabalho como forma de preservar a saúde do trabalhador, promover um estilo de vida saudável e diminuir a inatividade pela contaminação do vírus da gripe. 

“As empresas precisam pensar na prevenção das doenças de seus colaboradores. Aqui estamos vacinando contra Influenza, trazendo prevenção e imunidade. É importante porque a partir do momento que a empresa tem esse cuidado com o seu funcionário, ela também vai ter um índice de produtividade maior pois sabemos que quanto mais as pessoas se sentem bem e saudáveis haverá menos absenteísmo na empresa”, destaca Raquel Nojosa, técnica de enfermagem do SESI Clínica. 

A primeira empresa a receber a campanha foi a Cimento Bravo – CIMAR. A empresa referência na indústria cimenteira possui um quadro de funcionários desde operacional até administrativo, e os terceirizados também puderam se prevenir. 

“Para mim foi muito importante essa vacinação aqui, pois tenho um filho pequeno com 1 ano e 5 meses e já gripei esse ano. Querendo ou não a gente se expõe muito saindo de casa, e no trabalho não é diferente. Então tendo essa forma de prevenção minha e dos meus colegas através da vacina do SESI é incrível, principalmente pela CIMAR disponibilizar também a nós terceirizados” declara Daniely Araújo, técnica de Segurança no trabalho. 

José Brusaca, mecânico de manutenção da CIMAR, destaca que parte da família já gripou e ainda não pôde receber vacinação. “Apesar de todos nós termos acesso a planos de saúde, minha família não tem esse privilégio onde eles trabalham. Minha nora e meu neto griparam e ela ficou bem debilitada, ela agora está bem, mas não tem imunização. Para nós, trabalhadores da indústria, é muito importante receber essa campanha e nos prevenirmos”, declara colaborador da CIMAR. 

Os estabelecimentos interessados podem entrar em contato com o SESI-MA para aquisição das doses da vacina pelo número (98) 98739-0818, que tem valores diferenciados para o setor industrial. A campanha tem como meta imunizar 6000 trabalhadores da indústria no Maranhão. Além da indústria, o SESI Clínica através das unidades espalhadas pelo estado, também atende a comunidade com agendamento. 

“A campanha de vacinação da gripe para empresas é uma das principais maneiras de se proteger contra as perdas provocadas por essa doença. A estratégia de imunização coletiva, além de diminuir a sobrecarga dos serviços no sistema de saúde pública, evita o alto número de afastamentos e a redução da produtividade. Através das unidades do SESI Clínica, a instituição tem capacidade de atender demandas de todas as regiões do estado” declara Ana Carolina Bandeira, coordenadora de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-MA.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.