Boletim da SES

Maranhão registra quarta morte por dengue em 2024

As novas vítimas foram uma criança, de 5 anos, da cidade de Brejo, e um idoso, de 67 anos, do município de São João dos Patos.

Imirante.com

Atualizada em 21/03/2024 às 17h53
Maranhão já acumula um total de 3.997 casos prováveis de dengue apenas neste ano.
Maranhão já acumula um total de 3.997 casos prováveis de dengue apenas neste ano. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou, nesta quinta-feira (21), mais duas mortes por dengue no Maranhão neste ano, chegando a quatro o número de vítimas da doença. 

Segundo a SES, a terceira vítima foi uma criança, de 5 anos, do sexo masculino do municipio de Brejo. Ela foi transferida para um hospital da capital maranhense para receber tratamento, mas acabou morrendo devido às complicações da doença. O menino foi a segunda criança que veio a óbito devido à dengue.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Já o quarto caso confirmado pela SES foi um idoso, de 67 anos, da cidade de São João dos Patos. De acordo a Secretaria, o homem começou a sentir os sintomas da doença desde o dia 5 de fevereiro. Ele foi transferido para o Hospital da Ilha, no bairro do Turu, em São Luís, no dia 23 do mês passado para receber atendimento médico.

O idoso, infelizmente, não resistiu à piora do quadro de saúde e veio a óbito no último dia 3 deste mês.

De acordo com o Painel de Controle de Arboviroses do Ministério da Saúde, o Maranhão já acumula um total de 3.997 casos prováveis de dengue apenas neste ano. Destes, 1.686 casos foram confirmados e 2 estão sendo investigados.

Sintomas da dengue

Os principais sintomas relacionados à dengue são febre alta de início repentino, dor atrás dos olhos, mal estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao ser humano principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.

Vacinação

Segundo as recomendações do Ministério da Saúde, neste momento, a vacinação está destinada para pessoas de 10 a 14 anos de idade

O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose. São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara foram os municípios contemplados com o imunizante, no Maranhão. Mais de nove mil doses da vacina já foram aplicadas.

Primeira morte por dengue

O Maranhão registrou o primeiro caso de morte por dengue neste ano de 2024. A informação consta no site da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que traz semanalmente os boletins epidemiológicos relacionados a arboviroses.

Segundo a SES, este paciente que veio a óbito por dengue era um morador de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.