SURPRESA TOTAL

Flávio Dino nega pedido de Bolsonaro para rever multa do TSE

A decisão de Dino baseou-se em limitações processuais, sem entrar nos méritos das evidências apresentadas.

Ipolítica

Ministro Flávio Dino apresentou relatório contra relaxamento da multa.
Ministro Flávio Dino apresentou relatório contra relaxamento da multa. (Composição: José Linhares Jr)

BRASÍLIA - O Supremo Tribunal Federal (STF), sob a relatoria do ministro Flávio Dino, recusou um pedido de Jair Bolsonaro para anular uma multa de R$ 70 mil imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-presidente foi penalizado por impulsionar um vídeo que criticava o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha eleitoral de 2022. A defesa de Bolsonaro alegou que a multa, equivalente ao dobro do valor gasto com o impulsionamento, era desproporcional.

A decisão de Dino baseou-se em limitações processuais, sem entrar nos méritos das evidências apresentadas. Ele destacou a prerrogativa do STF de não reexaminar as provas que fundamentaram a sanção do TSE, explicando que qualquer alteração na conclusão exigiria um novo exame das provas apresentadas.

Esta foi a primeira decisão de Flávio Dino relacionada a Bolsonaro desde que se tornou ministro do STF. Durante sua confirmação pelo Senado, Dino foi questionado sobre sua capacidade de julgar casos envolvendo o ex-presidente de forma imparcial, dadas as críticas que já havia feito. Dino assegurou que não possui inimigos pessoais e que todas as ações seriam avaliadas conforme a lei.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.