Boletim da SES

Maranhão registra segunda morte por dengue e a primeira por Chikungunya

Maranhão já confirmou 1.505 casos de dengue e 68 de Chikungunya, ainda segundo o último boletim da SES.

Imirante.com

Atualizada em 20/03/2024 às 15h37
O vírus da dengue pode ser transmitido ao homem principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.
O vírus da dengue pode ser transmitido ao homem principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas. (Foto: Genilton Vieira/IOC)

SÃO LUÍS - O Maranhão registrou a segunda morte causada pela dengue e a primeira por Chikungunya em 2024. De acordo com o Informe Semanal do Programa Estadual de Controle de Arboviroses, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), as vítimas são dos municípios de Lago Verde e Caxias, respectivamente.

VEJA O BOLETIM 

Ainda segundo o monitoramento da SES, o Maranhão já confirmou 1.505 casos de dengue em 99 municípios, enquanto existem 3.609 outros casos suspeitos foram registrados em 165 municípios (todos estão em análise). O número representa um aumento de 89% na quantidade de casos registrados em comparação ao mesmo período de 2023.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Ainda segundo o boletim, outras nove mortes estão sob investigação para determinar se foram em decorrência da dengue. Os casos foram notificados nos municípios de: Carutapera, Itapecuru-Mirim, Raposa, São João do Paraíso, Pinheiro, São João dos Patos, São Luís e Santa Luzia do Paruá.

O documento publicado no site oficial da SES, nesta segunda-feira (18), apresenta ainda a primeira morte por Chikungunya em 2024, assim como o registro de 354 casos da doença no Maranhão, sendo 68 confirmados e 286 suspeitos. Outras quatro mortes seguem sob investigação: Itapecuru-Mirim, Pinheiro e São Luís.

Os dados de dengue e outras arboviroses apresentados neste informe referem-se ao período entre as Semanas Epidemiológicas (SE) 12 a 16 e março de 2024, com comparações com o mesmo período de 2023.

Em nota, Secretaria de Estado da Saúde (SES) explica o caso do segundo óbito de dengue no Maranhão

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirma a notificação do segundo óbito de paciente com dengue grave no Maranhão, no último dia 8 de março. Trata-se de um paciente residente em Lago Verde, do sexo masculino, de 23 anos e portador de anemia falciforme.

O paciente deu início aos sintomas no dia 2 de março e no dia 7 foi internado no Hospital Geral de Bacabal apresentando febre, cefaléia, mialgia, náuseas e vômito, indo a óbito no dia 8 às 10h55.

O resultado do exame para isolamento viral de arboviroses RT PCR foi  positivo para dengue e a sorotipagem dengue tipo 2, foi confirmada pelo Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Maranhão (IOC/LACEN-MA).

Por fim, é importante destacar que a SES intensificou as medidas de prevenção e orientação, assim como os protocolos, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Vacinação

Segundo as recomendações do Ministério da Saúde, neste momento, a vacinação está destinada para pessoas de 10 a 14 anos de idade

O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose. São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara foram os municípios contemplados com o imunizante, no Maranhão. Mais de nove mil doses da vacina já foram aplicadas.

Primeira morte por dengue

O Maranhão registrou o primeiro caso de morte por dengue neste ano de 2024. A informação consta no site da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que traz semanalmente os boletins epidemiológicos relacionados a arboviroses.

Segundo a SES, este paciente que veio a óbito por dengue era um morador de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.