Terra Zoo

Cachorro pega Dengue? Conheça os riscos para o seu animal

Devido ao período de fortes chuvas que estamos enfrentando, a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti, está em alta.

Publipost / Terra Zoo

(Foto: divulgação / Terra Zoo)
(Foto: divulgação / Terra Zoo)

Devido ao período de fortes chuvas que estamos enfrentando, a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti, está em alta, o que pode gerar algumas dúvidas em relação à proteção de nossos animais contra a dengue e outras doenças transmitidas pela picada do mosquito.

A Dra. Débora Campos, médica veterinária da Terra Zoo, alerta: "A picada do mosquito da dengue, além de infectar um animal previamente infectado, também pode transmitir a doença para um animal saudável."

(Foto: Divulgação / Terra Zoo)
(Foto: Divulgação / Terra Zoo)

O mosquito Aedes aegypti, conhecido por transmitir doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, não representa um risco direto para os cães. No entanto, há outra doença transmitida por esse mosquito que pode ser fatal para os nossos amigos de quatro patas: a Dirofilariose, também conhecida como verme do coração.

(Foto: Divulgação / Terra Zoo)
(Foto: Divulgação / Terra Zoo)

A Terra Zoo, uma loja especializada no bem-estar animal, vai te explicar tudo sobre os cuidados que você deve ter com o seu animal durante esse período que estamos enfrentando.

Sintomas da Dirofilariose em Cães

Existem alguns sintomas que devem ser observados nos cães nesses casos, fique atento se você identificar algum dos sintomas abaixo de forma recorrente no seu animal:

- Tosse leve;

- Relutância em se exercitar;

- Fadiga;

- Respiração curta e acelerada;

- Sons anormais da respiração e do coração;

- Diminuição do apetite;

- Perda de peso.

Na Terra Zoo você encontra os melhores profissionais para identificar os sintomas do seu pet se você estiver com dúvidas, agende uma consulta através do contato 98 3248-9555, ou visite a loja Terra Zoo mais próxima de você.

(Foto: divulgação / Terra Zoo)
(Foto: divulgação / Terra Zoo)

Dirofilariose: Uma Doença Silenciosa

Quando os parasitas responsáveis pela Dirofilariose atingem a fase adulta, cerca de seis meses após a infecção, eles começam a obstruir a passagem de sangue pelos vasos do coração e dos pulmões. 

“Isso leva a insuficiência cardíaca e respiratória, afetando também outros órgãos como rins e cérebro.”, alerta a Dra. Débora Campos.

Prevalência e Locais de Ocorrência

A dirofilariose é mais comum em regiões litorâneas com clima quente e úmido, onde o mosquito Aedes aegypti é endêmico. Estudos mostram que a prevalência da doença em cães na costa brasileira é de cerca de 23%. Por isso os cuidados devem ser redobrados nesses locais.

(Foto: divulgação / Terra Zoo)
(Foto: divulgação / Terra Zoo)

Prevenção da Dirofilariose em Cães

A prevenção é a melhor forma de proteger seu cão contra a Dirofilariose. Você pode realizar algumas medidas simples que incluem:

- Eliminar água parada, onde os mosquitos se reproduzem;

- Manter vasos de plantas sem acúmulo de água;

- Descartar corretamente objetos que possam acumular água;

- Manter o ambiente limpo e livre de materiais descartados de forma errada.

(Foto: divulgação / Terra Zoo)
(Foto: divulgação / Terra Zoo)

Além disso, também é recomendado o uso de coleiras repelentes. Na Terra Zoo, você encontra diversos tipos de coleiras antiparasitárias, incluindo a Coleira Leevre em diversos tamanhos, seja para cães grandes ou pequenos. A manutenção da Coleira Leevre, é de cerca de 6 meses para proteger seu pet desses parasitas durante todo esse período.

(Foto: divulgação / Terra Zoo)
(Foto: divulgação / Terra Zoo)

A Dra. Débora Campos também indica o uso de vacinas, como a Proheart, recomendada para a prevenção anual do verme do coração. Para saber mais sobre qual vacina seu pet deve tomar, não deixe de visitar os consultórios veterinários da Terra Zoo. Você encontra as lojas mais próximas e os horários de funcionamento de cada uma delas no site.

Proteja seu amigo peludo seguindo essas dicas simples e consultando regularmente um veterinário para garantir a saúde e o bem-estar do seu cão.

(Foto: divulgação / Terra Zoo)
(Foto: divulgação / Terra Zoo)

Mantenha o mosquito longe!

Proteger nosso animal de estimação é uma responsabilidade importante, embora os cães não contraiam dengue diretamente, a Dirofilariose, transmitida pelo mesmo mosquito, pode representar um sério risco para sua saúde. 

(Foto: divulgação / Terra Zoo)
(Foto: divulgação / Terra Zoo)

A prevenção é fundamental, e medidas simples, como eliminar água parada e utilizar coleiras repelentes, podem fazer toda a diferença. Consultar regularmente um veterinário e manter as vacinas em dia são passos essenciais para garantir o bem-estar do seu pet. 

Com cuidado e atenção, podemos proteger nossos animais e proporcionar a eles uma vida saudável e feliz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.