Terra Zoo

Seu cão tem ataques frenéticos? Entenda o que são os Zoomies

A Terra Zoo, loja especializada no bem estar pet, trouxe informações valiosas sobre essa condição.

Publipost / Terra Zoo

Atualizada em 11/03/2024 às 11h56
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Você está com o seu cão tranquilos em casa, quando de repente ele começa a correr pela casa toda, subir em móveis, e até querer destruir objetos, isso pode ser um episódio de Zoomie, você sabe o que é isso? A Terra Zoo, loja especializada no bem estar pet, trouxe informações valiosas sobre essa condição. 

O que são os Zoomies?

Os Zoomies são episódios de atividade frenética e aleatória observados em cães, muitas vezes manifestados por corridas desenfreadas pelo quintal ou dentro de casa, sem motivo aparente. Esses momentos de explosão de energia podem durar alguns minutos e são comuns em diversas raças e idades.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Dra. Débora Campos, médica veterinária da Terra Zoo, explica o porquê dessa condição: “Os zoomies podem ocorrer à noite, especialmente se o cachorro passou grande parte do dia inativo ou descansando. O ritmo circadiano dos cães, que inclui o ciclo de vigília e sono, também influencia. Os filhotes dormem mais horas, mas de maneira diferente dos adultos, com sonecas curtas espalhadas ao longo do dia e da noite.”

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Dayvyd Ennemann, adestrador e co-fundador do Cão Amigo, empresa de adestramento positivo em São Luís, trouxe algumas dicas para o tutor que não sabe o que fazer para garantir a segurança e bem-estar do seu pet durante esses momentos de euforia.

Supervisão

É importante supervisionar o cão durante esses episódios para evitar acidentes ou danos ao ambiente. Ao supervisionar essas atividades, você pode identificar um padrão de comportamento do seu cão, assim, você pode ficar atento às próximas dicas. 

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Você pode conferir mais informações no episódio do ZOOCast. O episódio foi ao ar no Spotify, juntamente com o Dayvyd Ennemann do Cão Amigo, os entrevistadores do programa, Fernando Coelho e Rafaela Gama, tiraram todas as suas dúvidas sobre Adestramento Positivo e garantiram muitas dicas com Dayvyd. Confira este episódio e muitos outros no ZOOCast - O Podcast Animal.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Ambiente seguro

Agora que você conhece melhor o comportamento do seu cão nos momentos de euforia, certifique-se de que o espaço em que o cão está é seguro, livre de objetos que possam ser derrubados ou quebrados. Assim, você não terá prejuízos com nenhum objeto quebrado, e seu cão não irá se machucar durante o zoomie.

Atividades físicas e mentais

Proporcione ao seu cão atividades que estimulem tanto o corpo quanto a mente, ajudando a liberar a energia acumulada. Você pode encontrar o passo a passo dessas atividades no perfil @caoamigoslz, ou no blog da Terra Zoo.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Importante reforçar

Passeios regulares ajudam a manter o cão fisicamente ativo e mentalmente estimulado. Brinquedos interativos que estimulam o raciocínio e a busca por recompensas são ótimos para manter o cão ocupado. 

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Você encontra diversos brinquedos interativos nas lojas Terra Zoo, você pode verificar diversos brinquedos disponíveis através do site, você garante descontos especiais se for cliente FideliZoo, basta baixar o aplicativo e aproveitar todos os benefícios ao se cadastrar, além disso, você pode contar com a entrega ou retirada do seu produto em até 45 minutos após a sua aprovação na loja Terra Zoo mais próxima de você. 

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Além disso, a prática de comandos básicos e truques pode ser uma forma divertida de exercitar o corpo e a mente do cão.

Cuidados com os episódios de Zoomie

Se os episódios de zoomie forem frequentes e acompanhados de outros comportamentos compulsivos, é recomendável consultar um veterinário para avaliar a situação e oferecer orientações específicas. Na Terra Zoo, você encontra os melhores especialistas da área, para realizar a consulta do seu pet. 

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Terra Zoo agora conta com mais uma loja localizada em Araguaína no Tocantins, e em diversas cidades no Maranhão, Piauí e em breve Pará. Visite a Terra Zoo mais próxima de você e consulte o médico veterinário. Você pode realizar também o agendamento e a disponibilidade do consultório através do WhatsApp, (98) 3248-9555. 

Lembrando sempre que, apesar de ser muitas vezes engraçados, os zoomies podem ser um sinal de que o cão precisa de mais estímulos e atividades em sua rotina. Preste atenção aos sinais que seu pet dá e busque proporcionar a ele um ambiente saudável e estimulante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.