LEI ANA BENEVIDES

Shows e eventos de São Luís deverão distribuir água gratuita para o público

Outra medida é a obrigação em garantir que os pontos de venda de comidas e bebidas, além da distribuição de água estejam em regiões estratégicas.

Kailane Nunes / Ipolítica

Show de Taylor Swift
Show de Taylor Swift (Reprodução)

SÃO LUÍS - Foi apresentado em sessão na Câmara Municipal de São Luís, o projeto do vereador Umbelino Júnior (PSDB) que estabelece a lei Ana Benevides quem tem o objetivo de fazer a distribuição de água. Além de disponibilizar bebedouros ou realizar entregas de embalagens com água adequada para consumo, mediante a instalação de “ilhas de hidratação” de fácil acesso a todos os presentes, sem custos adicionais ao consumidor.

Outra medida presente é a obrigação em garantir que tanto os pontos de venda de comidas e bebidas, quanto os pontos de distribuição gratuita de água estejam dispostos em regiões estratégicas do local onde ocorrerá o evento. 

Os responsáveis pela produção também ficam obrigados a assegurar espaço físico e estrutura necessária para o rápido resgate de participantes, em caso de intercorrências relacionadas à saúde e demais situações de perigo.

“Considerando a importância dos eventos culturais como meio de promoção da diversidade, expressão artística e socialização entre os cidadãos, é imperativo garantir condições básicas para o bem-estar dos participantes. 

Nesse contexto, a implementação de uma legislação que obrigue a distribuição gratuita de água em eventos e regulamente aspectos para promoção da saúde dos consumidores é fundamental”, justificou Umbelino Júnior.

QUEM FOI ANA BENEVIDES

A preocupação e os cuidados com as pessoas que participam de grandes eventos aumentaram, principalmente em relação à hidratação, após o falecimento de Ana Clara Benevides, estudante de psicologia de 23 anos, que sofreu uma parada cardiorrespiratória durante o concerto da cantora Taylor Swift em novembro de 2023.

O laudo do Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro apontou que a jovem teve exaustão térmica causada pelo calor. A cidade estava com temperaturas acima de 40°C no dia do show, com sensações térmicas próximas a 50ºC. 

A proposta apresentada por Umbelino Júnior tem como base o princípio da proteção à saúde e da preservação da dignidade humana e foi pensada para que casos como o da jovem Ana Clara não se repitam. Vale ressaltar que regiões como o Norte e o Nordeste do país sofrem com altas temperaturas na maior parte do ano e o cuidado com a saúde dos consumidores deve ser redobrado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.