ELEIÇÕES

Janela partidária teve início nesta quinta-feira; vereadores já podem trocar de partido

No período, que vai até o dia 5 de abril, os vereadores poderão trocar de partido sem correr o risco de perder os seus mandatos.

Kailane Nunes / Ipolítica

Janela partidária
Janela partidária (TRE)

SÃO LUÍS - Começou nesta quinta-feira (7) o prazo para que vereadores eleitos no último pleito municipal, em 2020, possam trocar de partido e disputar a reeleição ou concorrer a cargos de prefeitos e vices sem risco de perder seus mandatos.

Este ano o período, conhecido como ‘janela partidária’, se estende até 5 de abril, e vai movimentar as siglas no sentido de buscarem nomes para as disputas nas cidades

JANELA PARTIDÁRIA 

Intervalo de 30 dias, aberto somente em anos eleitorais, em que as pessoas que detêm mandatos eletivos obtidos em eleições proporcionais – como vereadores, por exemplo – podem mudar de legenda sem perder o cargo atual.

Considerada uma justa causa para a desfiliação partidária, a possibilidade é válida para aqueles que estão no final do mandato e se for realizada no prazo permitido. A regra também se aplica para deputados distritais, estaduais ou federais, mas, especificamente em 2024, somente vereadores serão beneficiados.

Isso quer dizer que deputadas ou deputados eleitos em 2022 só terão a possibilidade de usufruir da janela partidária em 2026, ano da próxima eleição geral.

A medida se consolidou como saída para a troca de legenda após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), posteriormente confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu a fidelidade partidária para os cargos obtidos em eleições proporcionais. A determinação estabelece que, nesses pleitos, o mandato pertence ao partido, e não à candidatura eleita.

Em 2018, o TSE decidiu que só pode usufruir da janela partidária a pessoa eleita que esteja no término do mandato vigente. Vereadores, portanto, só podem migrar de partido na janela destinada às eleições municipais, enquanto deputados federais e estaduais apenas na janela que ocorre seis meses antes das eleições gerais.

Além da janela partidária, existem duas situações que permitem a mudança de legenda com base em justa causa. São elas: desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal. Portanto, mudanças de partido que não se enquadrem nesses motivos podem levar à perda do mandato.

O Podemos, por exemplo, deixará de ter quatro vereadores. Sairão da legenda Domingos Paz, Octávio Soeiro, Marcial Lima e Francisco Chaguinhas. Paz já tem partido. Ele irá para o Democracia Cristão. Lima vai se filiar ao PSB e os demais ainda analisam seus destinos partidários.

Leia também: Começa na quinta o prazo da janela partidária

Sobre o PSB, ele deve ser o partido que mais receberá vereadores. Após ida de Paulo Victor, Nato Júnior e Marcelo Poeta, a legenda deverá ter mais oito vereadores filiados neste período de janela partidária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.