ÁUDIO COMPROMETEDOR

Vereador pede cassação de prefeito de Formosa da Serra Negra

Após áudio revelar plano de alterar salários na educação para compra de emendas, vereador de Formosa da Serra inicia processo de cassação contra Cirineu Costa.

Ipolítica

Vereador exige que prefeito (foto) perca o cargo por conta de áudio vazado.
Vereador exige que prefeito (foto) perca o cargo por conta de áudio vazado. (Internet)

FORMOSA DA SERRA NEGRA - Um movimento para cassar o prefeito de Formosa da Serra, Cirineu Rodrigues Costa (PL), ganhou força na Câmara Municipal após o vazamento de um áudio controverso. No arquivo sonoro, Costa explica um esquema para redirecionar fundos, incluindo cortar R$ 1 milhão dos salários dos trabalhadores da educação, além de desviar um montante igual de verbas destinadas a emendas parlamentares. Sua estratégia, conforme revelado, envolveria a aquisição de "emendas Pix" — transferências especiais previstas para serem concluídas até maio, seguindo o cronograma de pagamentos do ano.

Francisco de Assis, vereador pelo PDT e conhecido como Chico Band, liderou a ação ao solicitar formalmente a cassação do prefeito, citando preocupações com práticas político-administrativas que poderiam ser consideradas ilegais e abusivas. Este pedido enfatiza a urgência em investigar possíveis infrações à Constituição Federal e outros princípios fundamentais da Administração Pública, sugerindo a existência de um esquema de corrupção nas negociações de emendas parlamentares.

O áudio em questão revela o prefeito discutindo planos de financiamento alternativo para projetos municipais, incluindo a realização de obras financiadas por meio de procedimentos licitatórios questionáveis, com intuito de supostamente apoiar futuras campanhas eleitorais. Essas declarações geraram preocupações significativas sobre a integridade dos fundos alocados para áreas críticas como a saúde e a educação.

Em resposta às acusações, Costa defendeu-se alegando que seus comentários foram feitos em tom de brincadeira durante uma conversa informal com um amigo, negando qualquer irregularidade em suas ações como gestor municipal. Ele reiterou seu compromisso com uma administração ética, desmentindo as alegações de manipulação de verbas públicas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.