AÇÃO

Lula é denunciado em tribunal internacional por crise Yanomami

Deputado federal apresenta denúncia ao TPI de Haia após aumento no número de óbitos na Terra Yanomami durante o governo Lula.

Ipolítica

Deputado acusa atual presidente de ser responsável por crise indígena.
Deputado acusa atual presidente de ser responsável por crise indígena. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

HAIA - O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) formalizou, na sexta-feira (1º), uma acusação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perante o Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia, devido ao aumento no número de mortes de indígenas Yanomami. A denúncia foi motivada pelo registro de 363 mortes na Terra Yanomami no primeiro ano do governo Lula, representando um aumento de 5,8% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizadas 343 mortes. "Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o Palácio do Planalto em 2023 e fez grande divulgação sobre sua proposta de estancar a mortandade de yanomamis, porém não colocou em prática e, o pior, fez com que o índice de mortalidade aumentasse", afirmou Gayer no documento encaminhado ao TPI.

A denúncia também destaca o crescimento do garimpo ilegal e do desmatamento na Terra Indígena Yanomami, situada nos estados do Amazonas e Roraima. "Diante da grave omissão do atual Governo brasileiro, os indígenas têm sido expostos ao contato com garimpeiros e madeireiros que atuam ilegalmente na região. Há também casos crônicos de desnutrição e doenças", apontou Gayer.

A situação dos indígenas Yanomami já foi objeto de outras denúncias junto ao Tribunal Internacional. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e a Comissão Arns acusaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de crimes de genocídio durante a pandemia de Covid-19 e pela maneira como lidou com a proteção dos indígenas nos últimos quatro anos. As duas entidades recorreram ao TPI contra Bolsonaro. "Se o Tribunal já estava investigando Bolsonaro, então eles não vão ter outra saída a não ser fazer a mesma coisa com Lula. Ou eles terão que inocentar Bolsonaro imediatamente", declarou Gayer em vídeo publicado em suas redes sociais.

Além disso, logo após a posse de Lula, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ordenou que a Polícia Federal investigasse Bolsonaro pela situação dos Yanomamis. Na época, Dino solicitou uma investigação por suposta prática de crimes de genocídio, omissão de socorro e crime ambiental contra o povo indígena Yanomami, em Roraima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.