SAÚDE

Letalidade da dengue reduz pela metade em 2024, informa ministra

Nísia Trindade anuncia redução significativa no índice de letalidade da dengue durante evento no Espírito Santo; campanha de conscientização abrange 14 estados

Ipolítica

Atualizada em 02/03/2024 às 19h09
Nísia Trindade durante ação contra o mosquito da dengue
Nísia Trindade durante ação contra o mosquito da dengue (Divulgação)

SERRA - Em sua participação no "Dia D Contra a Dengue" neste sábado (2), no município de Serra, Espírito Santo, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, trouxe uma notícia encorajadora: o índice de letalidade da dengue no Brasil caiu para metade em 2024, comparado ao ano anterior. Esta queda marcante, de 0,07 em 2023 para 0,02 em 2024, foi destacada pela ministra como um sinal positivo em meio à campanha de combate à dengue que se espalha por 14 estados.

A iniciativa governamental, focada em ações de limpeza e conscientização sobre o Aedes aegypti, ocorre em um momento crítico, com o país registrando 1 milhão de casos de dengue, potencialmente marcando 2024 como um dos piores anos para a doença nas últimas décadas. A redução da letalidade, segundo a ministra, reflete esforços efetivos na gestão da saúde pública e nas medidas de prevenção adotadas.

O Brasil contabilizou 258 mortes por dengue até agora, com Minas Gerais liderando tanto em casos quanto em fatalidades, seguido pelo Paraná e pelo Distrito Federal. A campanha "10 minutos contra a dengue", da Fiocruz, promove ações simples que a população pode realizar em dez minutos para eliminar criadouros do mosquito, como a manutenção adequada de caixas d'água e a limpeza de locais propícios à acumulação de água.

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.