Investigação

Decorador que 'desapareceu' após descumprir acordos em São Luís está em Minas Gerais, diz polícia

De acordo com o polícia, Jânio Oliveira teria fugido, após acumular prejuízos com clientes.

Imirante.com, com informações do g1 MA

Atualizada em 01/03/2024 às 15h31
Jânio Oliveira é decorador e é dado como desaparecido desde o dia 13 de janeiro.
Jânio Oliveira é decorador e é dado como desaparecido desde o dia 13 de janeiro. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

SÃO LUÍS - A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) desvendou o desaparecimento do decorador Jânio Oliveira. Ele não era visto em São Luís desde o dia 13 de janeiro. A conclusão foi de um caso de desaparecimento voluntário.

De acordo com a Polícia Civil, Jânio Oliveira está em Minas Gerais, mas ainda não se sabe exatamente o local. Porém, já é possível confirmar que não houve sequestro, muito menos desaparecimento.

"Houve um desaparecimento voluntário e a informação que temos é de que está em Minas Gerais. Quem se sentir lesado por ele, deve procurar o Procon ou a Delegacia de Defraudações", afirmou o delegado geral da Polícia Civil, Jair Paiva.

Por conta do falso desaparecimento, pode haver indícios de que houve dolo, ou seja, a intenção de provocar as forças policiais em uma falsa ocorrência. Nesse caso, haveria crime, porém, isso ainda é investigado.

O que se sabia até então

No dia 13 de janeiro, o decorador Fernando Cyrus fez uma postagem nas redes sociais anunciando o desaparecimento de seu namorado, o também decorador Jânio Oliveira.

Jânio teria sido visto pela última vez no dia 13 de janeiro, às 6h30 da manhã. Na ocasião, Jânio falou que iria sair para trabalhar. Até então, Fernando achou tudo normal. No entanto, com o passar das horas, a demora em voltar pra casa começou a preocupar.

"Durante todos esses anos, ele nunca fez isso", afirmou Fernando.

No dia 14 de janeiro, Fernando registrou o desaparecimento à Polícia Civil e, posteriormente, postou nas redes sociais. Desde então, o caso viralizou.

Na postagem, é dito que Jânio foi visto pela última vez às 8h do dia 13, no Parque Vitória. Segundo Fernando, é porque outras pessoas dizem que viram ele nesse local, às 8h.

"Acho que postei dia 15, por aí. Não postei nada em respeito à família dele, tanto que alguns familiares não sabem porque estamos poupando eles, porque sofrem de problemas de saúde. Mas Jânio não estava bem há muito tempo. Ele tinha crises de ansiedade e crises de pânico", conta Fernando.

As postagens sobre o desaparecimento de Jânio despertaram preocupação nas pessoas próximas ao decorador, mas, com o passar dos dias, pessoas que tinham contratos assinados passaram a cobrar os serviços.

Nas redes sociais de Jânio, várias pessoas diziam ter sido lesadas pelo decorador, que já tinha vários acordos de entregas de decoração. Uma pessoa disse que ficou com o casamento prejudicado por causa do 'sumiço'.

No dia 16 de janeiro, Fernando fez uma nota de esclarecimento afirmando que não possui relação com os contratos firmados com Jânio, e que todas as cobranças e pendências devem ser tratadas apenas com o próprio Jânio.

Fernando diz ainda que é vítima de informações falsas lançadas nas redes sociais e que também está sendo prejudicado profissionalmente. Ele gravou um vídeo em que diz que há pessoas afirmando que ele é cúmplice de Jânio, o que é mentira.

"Eu não tenho a intenção de fugir. Quero que entendam que eu estou sendo vítima igual a vocês. Não tenho notícias, não tenho mensagens, não sei de nada. Pessoas dizendo que eu quero ir embora junto com ele e não é verdade. (...) Peço que parem de me sacarificar, de me julgar, de falarem o que não é verdade a meu respeito. Eu já estou sendo prejudicado. Tem clientes que já rescindiram contratos comigo, com medo. Beleza, é opção da cliente, mas eu não vou sair de onde eu estou, de onde eu lutei tanto para chegar onde eu estou", declarou.

Sobre as denúncias de um possível golpe aos consumidores, a Polícia Civil orienta que seja registrada uma denúncia na Delegacia de Defraudações, assim como o Procon.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.