Atrito

Yglésio aciona comando nacional do PSB contra candidatura de Carlos Lula ao TCE/MA

Yglésio defende processo ético contra o deputado Carlos Lula, uma vez que, segundo ele, a candidatura do colega ao TCE/MA contraria indicação da bancada do partido.

Ronaldo Rocha e Gilberto Léda / Ipolítica

Yglésio afirmou que vai acionar o comando do PSB contra candidatura de Carlos Lula ao TCE/MA
Yglésio afirmou que vai acionar o comando do PSB contra candidatura de Carlos Lula ao TCE/MA (Agência Assembleia)

SÃO LUÍS - O deputado estadual Yglésio Moyses (PSB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (28) para anunciar que recorrerá ao comando nacional do seu partido contra a candidatura do deputado Carlos Lula (PSB) ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA).

Para Yglésio a candidatura de Carlos Lula contraria a indicação da bancada da sigla na Assembleia Legislativa, o que abre margem para um processo ético contra o correligionário. 

“Quero aproveitar enquanto estou filiado ao PSB para pedir a atenção do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. Estou esperando alguém da direção nacional entrar com um processo ético com a mesma velocidade que entraram contra mim na campanha, contra o deputado [Carlos Lula] que ontem na tribuna se lançou candidato ao TCE contrariando a orientação da bancada do PSB na Assembleia”, disse.

E completou: “Vou protocolar até amanhã [quinta-feira], esse requerimento ao partido, para fazer essa denúncia à Executiva Estadual, para que sejam adotadas as providências com a mesma rapidez que foram tomadas contra mim”, finalizou.

Candidatura

Carlos Lula apresentou candidatura à vaga de conselheiro de contas do TCE/MA na manhã desta terça-feira (27). O posicionamento do parlamentar provocou atrito na relação entre a Casa e o Governo do Estado, uma vez que o Palácio dos Leões já articulava há semanas a candidatura única do advogado Flávio Costa.

Carlos Lula apontou falhas e possível inconstitucionalidade nas regras de processo de escolha de membros da Corte de Contas do Estadual e ameaçou judicializar o processo. 

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB) então, rebateu Carlos Lula e declarou seu apoio ao advogado Flávio Costa.

Ela questionou o fato de Carlos Lula, na condição de servidor de carreira do Legislativo, como consultor jurídico, jamais ter apontado inconstitucionalidade do processo. Ela também lembrou que Lula, no passado, na condição de presidente da CCJ, participou do processo de escolha de novos membros do TCE, mas também não havia apontado qualquer irregularidade nas regras adotadas pela Casa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.