Operação Mandacius

PF prende grupo criminoso suspeito de falsificar diplomas em faculdades sem credenciamento no MEC

Segundo a Polícia Federal, o grupo atuava nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.

Imirante.com, com informações da Polícia Federal

Atualizada em 22/02/2024 às 15h11
A operação Mandacius que, investiga o grupo criminoso, foi deflagrada nessa quarta-feira (21).
A operação Mandacius que, investiga o grupo criminoso, foi deflagrada nessa quarta-feira (21). (Foto: Divulgação / Polícia Federal)

SÃO LUÍS - A Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão nos municípios de Buriticupu (MA), Santa Inês (MA), Imperatriz (MA), Teresina (PI) e Porto Nacional (TO), com a finalidade de combater grupo criminoso envolvido na oferta irregular de cursos de nível superior e emissão de diplomas falsos. A operação Mandacius que, investiga o grupo criminoso, foi deflagrada nessa quarta-feira (21). Uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Cerca de 150 diplomas de cursos de ensino superior foram falsificados pelo grupo criminoso que emitia os documentos por meio de faculdades sem credenciamento no Ministério da Educação (MEC), segundo informação divulga nesta quinta-feira pela Polícia Federal.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Segundo a delegada Marília Bastos, as investigações sobre o esquema criminoso ainda estão sendo realizadas, o que pode aumentar o número estimado pela Polícia Federal. Os diplomas de cursos superiores falsos eram emitidos por meio dos cursos de Serviço Social, Pedagogia, Administração, Letras e Educação Física.

Ainda de acordo com a delegada Marília Bastos, por se tratar de uma investigação em andamento, os locais da operação e os nomes dos alvos não serão divulgados.

O esquema

A Polícia Federal informou que o esquema criminoso ofertava cursos clandestinos de graduação, sem autorização e credenciamento no Ministério da Educação (MEC). Os diplomas falsos eram emitidos aos alunos, em nome de outras instituições de Ensino Superior.

Para induzir os alunos, os criminosos alegavam ter parcerias ou convênios com faculdades credenciadas pelo MEC e assim, teriam como emitir os diplomas de forma ilegal ao final dos cursos.

A delegada Marília Bastos orienta que, caso os indivíduos se interessem por cursos de nível superior, devem checar no site do Ministério da Educação se aquela instituição é reconhecida e possui credenciamento para ofertar aquele curso naquela modalidade específica.

"A gente orienta que os interessados em se matricular em cursos de nível superior verifiquem no site do MEC se aquela instituição de ensino possui reconhecimento, credenciamento e autorização para ofertar aquele curso, e em qual modalidade (se presencial ou à distância), assim como se tem autorização para a abertura de polos de ensino fora de sua sede. Tudo isso depende de autorização do poder público", finalizou a delegada.

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.