BBB 24

Yasmin Brunet e a compulsão alimentar: saiba o que é o transtorno que atinge cerca de 5% da população brasileira

O quadro descrito por Yasmin se assemelha aos episódios de compulsão alimentar, desencadeada por uma situação e ambiente estressores.

Publipost / Hapvida

Atualizada em 19/02/2024 às 15h56
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 4,7% da população brasileira sofre de compulsão alimentar. (Foto: divulgação)
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 4,7% da população brasileira sofre de compulsão alimentar. (Foto: divulgação)

Yasmin Brunet, filha da modelo Luiza Brunet e uma das confinadas do Big Brother Brasil 2024, revelou, durante o raio-x, que sofre com “questões alimentares”. Durante o relato, a sister abriu o coração e contou um pouco do que está passando dentro da casa mais vigiada do país.

“Eu tô completamente descompensada na alimentação, eu tô muito ansiosa e eu já tive questões alimentares então, tipo, eu tô depositando absolutamente tudo na comida”, desabafou. Em outro momento, a modelo expressou um pouco mais do que tem vivenciado: “Quem tem questões alimentares vai conseguir entender isso. Você se sente cheio e vazio ao mesmo tempo. Parece que o único momento que eu não penso, não fico ansiosa, é o momento em que eu como, mas logo em seguida já vem de novo”.

Jediael Abreu- Psicólogo do Hapvida NotreDame Intermédica. (Foto: arquivo pessoal)
Jediael Abreu- Psicólogo do Hapvida NotreDame Intermédica. (Foto: arquivo pessoal)

O quadro descrito por Yasmin se assemelha aos episódios de compulsão alimentar, desencadeada por uma situação e ambiente estressores. O psicólogo da Hapvida NotreDame Intermédica, Jediael Abreu, explica que o transtorno é uma condição específica de episódios recorrentes de consumo excessivo de alimentos em um período curto, acompanhados da sensação de perda de controle durante esse momento.

“A compulsão também pode ser identificada quando há a ingestão de grandes quantidade de alimentos mesmo sem que o indivíduo esteja com fome, comendo mais rápido que o normal e escondido das outras pessoas. Nesses episódios são observados sentimentos como tristeza, vergonha e culpa, por ter se alimentado além daquilo que era necessário”, afirma.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 4,7% da população brasileira sofre de compulsão alimentar, um dado expressivo tendo em vista que o quantitativo representa quase o dobro da população mundial (2,6%).

Jediael ressalta que vários são os fatores que levam uma pessoa a ter episódios dessa natureza. Eles podem ser genéticos, neuroquímicos ou psicológicos, como estresse e traumas. Questões ligadas a uma dieta restritiva ou à imagem corporal também podem influenciar. O especialista destaca também que a compulsão pode acontecer em qualquer momento da vida, mas principalmente na adolescência e no início da vida adulta, desencadeada pela pressão social e pelas mudanças hormonais, comuns nesse período.

Tratamento

Para o psicólogo, não há uma cura definitiva, mas o tratamento geralmente envolve abordagens psicoterapêuticas e, em alguns casos, medicamentos. “O tratamento precisa englobar a pessoa como um todo. Para isso, é necessária uma equipe multidisciplinar com psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e até profissionais de Educação Física, de modo que os diversos aspectos do transtorno possam ser abordados. É essa equipe que vai conduzir uma terapêutica apropriada para que a pessoa aprenda a lidar com suas necessidades, faltas e autopercepção”,

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.