Encalhamento

Navio de 229 metros encalha em canal que dá acesso a porto em São Luís

Rebocadores estão trabalhando no desencalhe do navio mercante Forte de São Felipe.

Imirante, com informações do g1 MA

Atualizada em 20/02/2024 às 12h13
Navio mercante Forte de São Felipe
Navio mercante Forte de São Felipe (Divulgação / Redes Sociais)

SÃO LUÍS - O navio mercante Forte de São Felipe, que tem bandeira brasileira e conta com 229 metros de comprimento, está encalhado há mais de 24 horas em um canal de propriedade privada que dá acesso ao porto da empresa Alumar, no litoral de São Luís, de acordo com informações da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA).

O navio Forte de São Felipe saiu do Porto de Juruti, no Pará, com destino ao porto da Alumar, mas encalhou no canal de propriedade privada na manhã de sábado (17). Desde então, rebocadores estão trabalhando no desencalhe da embarcação.

Uma nova tentativa de desencalhe do navio Forte de São Felipe chegou a ser feita na tarde deste domingo (18), mas não foi concluída com êxito. A previsão é que uma nova tentativa seja feita nas próximas horas.

A Capitania dos Portos no Maranhão afirma que deslocou uma equipe até o porto da Alumar para coletar informações sobre o caso, evitar a poluição de fontes hídricas e garantir a segurança da navegação no local. Os tripulantes estão sendo assistidos pela Capitania dos Portos e passam bem.

Além disso, a Capitania dos Portos ressalta que não há danos estruturais no navio ou risco de vazamentos da carga. Por causa da situação da embarcação, foi divulgado um "aviso aos navegantes", que informa a posição do navio Forte de São Felipe no mar para evitar riscos na área. Um inquérito será aberto para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo ocorrido.

A Alumar, por sua vez, informou por meio de nota que, embora o navio não seja controlado ou operado pela empresa, disponibilizou equipes para apoiar a praticagem e auxiliar as autoridades competentes no desencalhe da embarcação. 

O navio mercante pertence à Empresa de Navegação Elcano SA, que opera desde 2012. Por meio de nota, a empresa informou que todas as medidas estão sendo tomadas para que a situação seja normalizada. Leia, abaixo, a íntegra da nota:

"Na tarde deste sábado (17), um de nossos navios, o Forte de São Felipe, encalhou na entrada do canal de acesso ao terminal de uso privado da Alumar, em São Luis (MA). O prático estava a bordo no momento do encalhe, e todas as medidas estão sendo tomadas para que a situação seja normalizada. Ressaltamos que o encalhe não apresenta risco para o meio ambiente e a comunidade. A tripulação e a estrutura do navio se encontram estáveis e em condições normais de operação. O ocorrido não impede o tráfego no canal. Estamos trabalhando para liberar a embarcação o mais rápido possível, com todas as medidas de segurança cabíveis, e reafirmamos o nosso compromisso com os tripulantes, a comunidade local, o meio ambiente e a segurança da navegação".


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.