Fuga

Diretor de prisão em Mossoró foi indicado por ex-número 2 de Dino no MJ

Humberto Alencar foi nomeado em 2023, e afastado após fuga.

Ipolitica, com Poder 360

Detentos fugiram na quarta-feira (14)
Detentos fugiram na quarta-feira (14) (SNPP/GOV)

MOSSORÓ - Partiu do ex-número 2 do senador Flávio Dino (PSB) no Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli (PSB), a indicação do diretor afastado da Penitenciária Federal de Mossoró (RN), Humberto Gleydson Fontinele Alencar.

Ele foi nomeado para o comando do presídio na gestão do maranhense à frente da pasta, informa o portal Poder 360.

No Diário Oficial da União, consta que a nomeação de Humberto foi realizada em 17 de abril de 2023. O documento teve a assinatura do próprio Cappelli, que era secretario-executivo do ministério.

Humberto foi afastado da direção depois da fuga de dois detentos na quarta-feira (14). Foi o primeiro caso do tipo em uma penitenciária federal de segurança máxima na história do Brasil. Para o seu lugar, foi nomeado interinamente o policial federal Carlos Luis Vieira Pires.

Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, as autoridades estimam que os fugitivos estejam a um perímetro de 15 km de distância da penitenciária.

Equipes de polícia encontraram na sexta-feira (16) uma camiseta, um lençol e rastros de pegada em uma mata na região rural próxima ao presídio.

Por conta do episódio, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) decidiu estender até a próxima quarta-feira (21) a suspensão de banhos de sol e de visitas para detentos das cinco penitenciárias federais existentes no Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.