Imunizante

Primeira remessa da vacina contra a dengue chega nesta segunda-feira (12) ao Maranhão

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a imunização vai começar pelas crianças de 10 e 11 anos, e avançará a faixa etária progressivamente.

Imirante.com

- Atualizada em 12/02/2024 às 09h32
Vacina contra a dengue.
Vacina contra a dengue. (Foto: Reprodução / EPTV)

SÃO LUÍS - Chega ao Maranhão, na tarde desta segunda-feira (12), a primeira remessa da vacina contra a dengue (Qdenga). Neste primeiro momento, o Ministério da Saúde envia ao Estado 40.610 doses. 

Ao todo, 10 estados receberão o primeiro lote de doses do imunizante. No Maranhão, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), as cidades de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara foram as escolhidas.

Cronograma de imunização

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a imunização vai começar pelas crianças de 10 e 11 anos, e avançará a faixa etária progressivamente, assim que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante e distribuídos aos estados. 

Segundo o Ministério, o início da vacinação por essa faixa etária é uma estratégia para que mais municípios recebam as doses neste primeiro momento, diante do quantitativo limitado de vacinas disponibilizadas pelo laboratório fabricante. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo inicial, de 10 a 14 anos, foi acordado entre os conselhos representantes dos secretários de saúde estaduais e municipais, seguindo a recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.