Terra Zoo

Conheça as seis principais raças de gatos e quais suas diferenças

Com o dia dos felinos se aproximando, a Terra Zoo trouxe informações valiosas sobre as seis raças mais populares dos bichanos.

Publipost / Terra Zoo

Conheça seis raças de gatos, um dos animais mais presente na casa dos brasileiros. (Foto: Divulgação)
Conheça seis raças de gatos, um dos animais mais presente na casa dos brasileiros. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Pode parecer que todos os gatos são iguais, mas na realidade, existem diversas raças com características únicas que os tornam diferentes uns dos outros. Com o dia dos felinos se aproximando, a Terra Zoo trouxe informações valiosas sobre as seis raças mais populares dos bichanos e muitas promoções no site para comemorar a semana deles.

1. Persa e Himalaia

O gato Persa é frequentemente associado ao luxo, com sua pelagem longa e postura tranquila. Conhecido como o "rei das exposições", esse felino é majestoso e amável, ótimo para famílias com outros animais de estimação, crianças ou para tutores de primeira viagem. Por ser braquiocefálico, ele pode ter problemas respiratórios, mas é geralmente um companheiro afetuoso. 

O Himalaia, por sua vez, é uma mistura entre Persa e Siamês, com uma aparência deslumbrante e uma personalidade dócil.

Gato persa. (Foto: Divulgação)
Gato persa. (Foto: Divulgação)

2. Siamês

Com olhos azuis penetrantes e uma pelagem clara com extremidades escuras, o Siamês é uma raça de grande elegância. Embora geralmente seja tranquilo e amoroso, às vezes pode ser imprevisível em seu comportamento. 

Socialização desde cedo é essencial para garantir que eles se dêem bem com todos ao seu redor. Como gato de raça, eles podem ser propensos a algumas doenças, como bronquite alérgica ou asma.

Você pode agendar uma consulta no Consultório da Terra Zoo através do número 3248-9555 sempre que notar alguns sinais em seu felino. Conte com o time de especialistas da Terra Zoo para garantir que seu gato viva tranquilamente, sem transtornos frequentemente causados por sua genética.

Gato siamês. Foto: (Divulgação)
Gato siamês. Foto: (Divulgação)

3. Maine Coon

Conhecido como o "Gato Gigante", o Maine Coon é uma raça impressionante, com gatos que podem chegar a pesar até 13kg. 

Brincalhões, companheiros e amigáveis, eles precisam de atenção especial devido ao seu tamanho único. A atrofia muscular espinhal é uma preocupação nesta raça, mas com os cuidados adequados, eles podem viver uma vida longa e saudável.

Gato Maine Coon. (Foto: Divulgação)
Gato Maine Coon. (Foto: Divulgação)

4. Angorá

Originário da Turquia, o gato Angorá é conhecido por sua pelagem longa e olhos marcantes. Eles são brincalhões, independentes e ótimos companheiros para crianças. Algumas linhagens podem apresentar heterocromia e, ocasionalmente, ataxia hereditária, mas com os cuidados certos, eles podem viver entre 12 e 18 anos.

Para garantir a diversão de todos, no site da Terra Zoo ou na loja mais próxima, você encontra diversos brinquedos para os felinos, como arranhadores que auxiliam na diversão, exercícios e o condicionamento das unhas, auxiliando ainda, para que o bichano não danifique os móveis da sua casa. 

Gato Angorá. (Foto: Divulgação)
Gato Angorá. (Foto: Divulgação)

5. Sphynx

A raça Sphynx é verdadeiramente única, conhecida por sua falta de pelos e aparência exótica. Apesar de sua aparência peculiar, esses gatos são extremamente dóceis e apegados aos seus donos. Eles são propensos a doenças cardíacas, como a cardiomiopatia hipertrófica, mas com os devidos cuidados, podem viver entre 15 e 20 anos.

A alimentação é fundamental para garantir o bem-estar dos felinos. Pensando nisso, a Terra Zoo oferece diversas rações formuladas com ingredientes únicos que auxiliam no condicionamento físico do animal. Consulte um médico veterinário para escolher a ração ideal para o seu gato.

Gato Sphynx. (Foto: Divulgação)
Gato Sphynx. (Foto: Divulgação)

6. SRD (Sem Raça Definida)

Os gatos SRD têm uma história antiga, resultante de cruzamentos entre diferentes raças ao longo do tempo. Eles podem ter uma ampla variedade de cores, tipos de pelagem e temperamentos, mas são geralmente saudáveis, amorosos e amigáveis. Cuidados com a saúde renal são importantes para essa raça, mas eles podem viver até cerca de 20 anos.

Gato SRD. (Foto: Divulgação)
Gato SRD. (Foto: Divulgação)

Esses queridinhos estão disponíveis nos Eventos de Adoção da Terra Zoo. Siga a Terra Zoo no Instagram @terrazoo e fique por dentro do dia, local e horário dos eventos de adoção. Ao adotar um felino, não só você está dando um lar para um animal que precisa muito de amor e carinho, mas também ganha 10% de desconto na compra do enxoval do seu novo pet no local de adoção, além de levá-lo para casa com a primeira dose da vacina e vermifugado.

Independentemente da raça, cada gato traz sua própria personalidade e encanto para nossas vidas. Seja um gato de raça pura ou um SRD, o amor e a alegria que eles trazem são indescritíveis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.