Articulações

Assembleia do Maranhão terá cinco suplentes em ano de eleição

Titulares abrem vagas a substitutos em movimentos que precedem disputas municipais.

Gilberto Léda/ipolítica

Atualizada em 07/02/2024 às 15h42
João Batista segundo e Alan da Marissol (ao centro) assumirão
João Batista segundo e Alan da Marissol (ao centro) assumirão (Reprodução/Instagram)

SÃO LUÍS - As articulações de lideranças políticas visando às eleições deste ano nos municípios provocaram uma séria de mudanças na composição da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Em meio às movimentações por apoio nas disputas por prefeituras, a Casa terá sua composição alterada em mais de 10% faltando menos de dez meses para o pleito de outubro deste ano.

Dos 42 deputados estaduais da atual bancada, cinco serão suplentes a partir de amanhã.

Já estavam nos mandatos desde o ano passado, e seguem nas cadeiras, Pará Figueiredo (PL) - que se beneficiou da licença de Abigail Cunha (PL), atual secretária de Estado da Mulher do governo Carlos Brandão (PSB) - e Zé Inácio (PT). No caso do petista, o governador precisou agir após a decisão do deputado Othelino Neto (PCdoB) de deixar a Representação Institucional do Maranhão em Brasília (Rebras) e retornar ao mandado.

Para contornar a situação com o aliado, o Brandão decidiu convidar a deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) para assumir a Secretaria de Estado Extraordinária de Assuntos Legislativos do Governo do Estado, o que garantiu o mandato ao suplente do PT - já que o partido faz parte da Federação Brasil da Esperanças, junto com PCdoB e PV.

Novidades - Já neste início de ano, três novidades no plenário do Legislativo maranhense. As duas primeiras foram anunciadas pela própria presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB): João Batista Segundo, pré-candidato a prefeito de Pinheiro, irá assumir no lugar do deputado Juscelino Marreca; e Alan da Marisol, pré-candidato em Balsas, ficará na cadeira de Guilherme Paz. Todos são do PRD - antigo Patriota, que se fundiu com PTB.

O outro suplente que assumirá é vereador em Imperatriz: trata-se de Ricardo Seidel. Ele ficou apenas na terceira suplência do PSD, mas contou com a decisão do primeiro e do segundo suplentes, respectivamente César Pires e Pedro Neres, de não assumir, para ficar com a vaga de Eric Costa (PSD), que fará tratamento médico após uma cirurgia no joelho.

As posses dos três suplentes deve ocorrer nesta quinta-feira, 8, no plenário da Assembleia Legislativa, em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.