SÃO LUÍS – Na última quinta-feira (31), o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, recebeu a visita de cortesia o novo diretor da Agência Espacial Brasileira (AEB), Rogério Luís Veríssimo Cruz, e do diretor substituto de governança do Setor Espacial, Marcelo Akira Harada. A visita marca o início de uma nova fase de colaboração entre a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão e a AEB, com o objetivo de fortalecer a parceria existente e impulsionar o desenvolvimento de novos projetos na região de Alcântara, um local de extrema relevância para o Programa Espacial Brasileiro.
A AEB, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Federação das Indústrias discutiram sobre os projetos para o desenvolvimento de Alcântara, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA), que promove o desenvolvimento sustentável da região, com foco na inovação, na educação e na infraestrutura. O PDI-CEA é uma iniciativa conjunta entre o governo federal, o governo estadual, o setor privado e a sociedade civil. A FIEMA se compromete a continuar trabalhando em conjunto com a AEB para alcançar resultados significativos para a região de Alcântara e para o Brasil como um todo.
Além do presidente da FIEMA, Edilson Baldez, estavam presentes os vice-presidentes executivos da Federação, Celso Gonçalo e Luiz Fernando Renner; os superintendentes da FIEMA, César Miranda, e do SESI, Diogo Lima; o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda; e a coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota.
Alcântara
Um dia antes da visita, o vice-presidente executivo da FIEMA, Luís Fernando Renner, representou o presidente Edilson Baldez na cerimônia de transmissão de cargo do diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) do coronel engenheiro Fernando Benitez Leal ao coronel aviador Clovis Martins de Souza.
Na oportunidade, o superintendente regional do SESI, Diogo Lima, acompanhando do vice-presidente da FIEMA, Luiz Fernando Renner; do diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda; do presidente da Fecomércio, Mauricio Feijó; e do diretor superintendente do SEBRAE-MA, Albertino Leal, visitaram a obra da sede do Polo Avançado do SESI em Alcântara, que está em fase final de construção.
“O polo atuará nas áreas de Educação de Jovens e Adultos e de Medicina Laboral para que se possa permitir a implantação de empresas provendo mão-de-obra capacitada e todas as exigências legais para que se instalem e funcionem no município”, enfatizou o superintendente regional do SESI, Diogo Lima, que ressaltou que o Polo Avançado do SESI em Alcântara deve ser inaugurado ainda em 2024.
Para o vice-presidente executivo da FIEMA, Luís Fernando Renner, essa obra do SESI é uma ação concreta da parceria firmada entre a entidade do Sistema FIEMA e a Agência Espacial Brasileira, que é a instituição responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Saiba Mais
- Carlos Brandão atende reivindicação da FIEMA e CIEMA em prol do setor de leite e derivados
- Brasil precisa qualificar 14 milhões de profissionais até 2027, segundo SENAI
- Oktoberfest 2024: um encontro para apreciar as cervejas artesanais produzidas no Maranhão
- FIEMA e CIEMA comemoram aprovação de política estadual de trânsito ferroviário no Maranhão
- Conecta Sindicatos: Tocantina exporta US$ 1,5 bilhão e inova
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.