Retirado à força

Paciente é expulso de hospital público após agredir funcionários em São Luís

Caso ocorreu na última segunda-feira (15), no Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II)

Imirante, com informações do g1 Maranhão

Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II), em São Luís.
Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II), em São Luís. (Foto: De Jesus / O ESTADO)

SÃO LUÍS - Um paciente foi expulso após agredir uma equipe de saúde do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II), em São Luís, na última segunda-feira (15). De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o homem precisou ser retirado do local à força por policiais militares.

De acordo com o relato de outros pacientes ao g1 MA, o homem ficou revoltado e começou a agredir os profissionais de saúde com insultos, logo após os acompanhantes dele irem até a enfermaria em busca de atendimento e não serem atendidos. Os funcionários do hospital chamaram a Polícia Militar, que retirou o paciente do local. Testemunhas disseram ainda que o homem teria sido agredido pelos policiais.

Em nota, a Semus informou que não procede a denúncia de que o paciente tenha sofrido maus-tratos e explicou que o homem apresentou comportamento agressivo durante atendimento para tratar uma fratura no braço, agredindo verbal e fisicamente a equipe de enfermagem do hospital. Após a avaliação médica, ressalta a Semus, o paciente recebeu alta administrativa devido ao seu estado agressivo e por apresentar condições clínicas para aguardar pelos demais procedimentos em domicílio.

Além disso, a Semus relatou que, ao ser comunicado que receberia alta administrativa, o paciente se negou a desocupar o leito e voltou a agredir de forma verbal a equipe de profissionais, chegando a jogar uma marmita de comida nos funcionários e fazendo ameaças com um pedaço de vidro. Para garantir a segurança dos servidores e demais pacientes, diz a Secretaria, a Polícia Militar foi acionada para fazer a retirada do paciente do local e adotar as medidas legais.

A Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), por sua vez, disse que foi acionada pela unidade de saúde para atender a ocorrência, pois "o paciente em questão já havia recebido alta, porém se recusava deixar o hospital e promovia agressões contra servidores, além de causar outros transtornos, prejudicando o atendimento aos pacientes". Em relação à postura da equipe policial, a PM ressaltou que "tudo será apurado e as providências necessárias serão tomadas".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.