(Divulgação)

COLUNA

Curtas e Grossas
José Ewerton Neto é poeta, escritor e membro da Academia Maranhense de letras.
Curtas e Grossas

A hora e a vez do Ex

De ex-pobre a ex-surfista, no Brasil, ser ex é a glória.

José Ewerton Neto

 
 

Ex, Ex, Ex, ex-isso, ex-aquilo. 

Nunca uma palavra significou tanto em nosso país. De ex-pobre a ex-surfista ser ex é a glória. Esta é a terra em que ex-presidentes retornam, ex-craques jogam na seleção e excomungados rezam missa. Ser Ex neste país é considerado o máximo!

1.Basta lembrar que a profissão mais almejada, comentada e disputada neste país é a de EX... (Suspense? Claro que não!) Alguns leitores mais perspicazes a essas alturas, já sabem do que estou falando. Nada mais de querer ser médico, modelo, cantor sertanejo ou jogador de futebol. O que os jovens, adultos e até velhos realmente almejam é ser Ex. BBB. Tanto assim que até uma modelo famosa e bonita, Yasmin Brunet, filha de outro modelo mais famosa e mais bonita, Luisa Brunet, entrou para o BBB só para acrescentar um EX-BBB ao seu currículo. Seguindo, aliás, o exemplo de outra famosa, Vanessa Camargo, que não satisfeita em ser uma ex-cantora tinha de ser também, Ex-BBB. 

2.Entre tantos outros formatos de EX que assolam o país sobra até para EX-Brancos. Sim senhores, a quantidade de brancos que viraram pardos ou pretos no último censo é tão avassaladora que confundiu os especialistas. Estes ficaram confusos ao tentar interpretar tal fato e várias teorias surgiram: teria sido influência do aquecimento global ou seriam resquícios da Pandemia? Nada disso senhores, trata-se de uma questão de obsessão ou moda, se é que podemos chamar assim a essa sedução brasileira por ser EX. 

3. Tantas são essas novas faces do EX que ninguém liga mais quando se fala de um conhecido tipo de Ex que já foi predominante no passado, ou seja, o EX-Amor. (Esse mesmo, do antigo e nostálgico samba de Martinho da Vila). 

Acabou entrando definitivamente em extinção porque quando se julga que uma mulher é ex de fulano de tal ela já é ex de quatro ou cinco. 

E deve ser por isso, por culpa de tanta exaltação do EX que certas palavras caíram em desuso e, de repente, ninguém mais é EX-cêntrico, EX-ímio; EX-ótico ou EX-temporâneo. 

Não é mesmo EX-TRAORDINÁRIO?

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.