Em São Luís

Mãe denuncia ataques de motorista de aplicativo contra o filho de dois anos que é autista

A mãe da criança relatou que após tratar a família com um tom agressivo, o motorista parou o carro em um posto de gasolina e mandou os ocupantes descerem.

Imirante.com, com informações do g1-MA

Atualizada em 09/02/2024 às 10h57
Kelly Cristina, que trabalha como auxiliar administrativa, relatou que estava voltando pra casa após um evento, na região do Itapiracó, acompanhada da sua mãe e do filho, quando solicitou o motorista por aplicativo. (Foto: reprodução / TV Mirante)
Kelly Cristina, que trabalha como auxiliar administrativa, relatou que estava voltando pra casa após um evento, na região do Itapiracó, acompanhada da sua mãe e do filho, quando solicitou o motorista por aplicativo. (Foto: reprodução / TV Mirante)

SÃO LUÍS - Uma mulher, identificada como Kelly Cristina, denunciou a postura agressiva de um motorista de aplicativo contra ela e o filho de apenas dois anos, que possui o transtorno do espectro autista, em São Luís. O caso aconteceu no último domingo (7), e ganhou repercussão após a mãe compartilhar o caso nas redes sociais e registrar o caso na delegacia.

Kelly Cristina, que trabalha como auxiliar administrativa, relatou que estava voltando pra casa após um evento, na região do Itapiracó, acompanhada da sua mãe e do filho, quando solicitou um motorista por aplicativo. De acordo com Kelly, assim que entraram no carro, a família recebeu um pedido do motorista, mas o filho de Kelly acabou não atendendo por um descuido.

"Ele já chegou pra mim, se referindo ao meu filho dizendo 'não deixe ele colocar os pés no meu banco'. Eu fiz como ele pediu, eu coloquei ele sentadinho. Entrou ele, eu e minha mãe. Mas, por um deslize, ele [filho] colocou o pé no banco e sujou um pouco de areia e eu passei a mão para limpar", afirmou Kelly.

Logo em seguida, o motorista teria começado a falar em um tom agressivo e a chamou de 'sem noção'. Kelly afirmou que tentava acalmar a situação, explicando a condição do filho, mas o motorista continuou alterado até que parou o carro e obrigou todo mundo a sair.

"Ele encostou em um posto de gasolina e disse 'desça agora do meu carro' em uma tonalidade alta e agressiva. Eu disse que não tinha necessidade, e ele foi saindo junto comigo. Ele veio pra cima de mim em um tom tão agressivo que eu pensei que ele ia me bater", contou.

A mãe da criança afirmou que está abalada com a situação que passou, e conta que ela e a mãe tentaram pedir por respeito ao motorista, por conta da condição da criança, mas acabou ouvindo mais ataques.

"Ele simplesmente disse 'se seu filho é autista, compre um carro para estar andando com ele'. Eu nem tenho palavras pra descrever. Toda criança tem o direito de ir e vir e usar qualquer transporte" Depois das agressões, Kelly diz que o motorista entrou no carro e foi embora. Ela, o filho e a mãe ficaram sem saber como voltar para casa até que um casal que passava de carro viu a situação e deu carona para a família.

Registro do momento em que o motorista deixa Kelly e a família no meio do caminho da corrida. (Foto: reprodução / TV Mirante)
Registro do momento em que o motorista deixa Kelly e a família no meio do caminho da corrida. (Foto: reprodução / TV Mirante)

Um vídeo mostra o momento em que o motorista de aplicativo, identificado como Bruno, vai embora. Kelly divulgou o vídeo, registrou o caso na delegacia, e disse que uma outra pessoa comentou que também já foi vítima do mesmo motorista. Em uma nota enviada à TV Mirante, a UBER informou que foram tomadas medidas em relação à conta do motorista Bruno para que essa situação não se repita com a vítima que denunciou e com outras pessoas. A empresa disse ainda que está à disposição para colaborar com as autoridades.

Nota da Uber

“A Uber não tolera qualquer forma de discriminação em viagens pelo aplicativo e reafirma o seu compromisso de promover o respeito, igualdade e inclusão para todas as pessoas que utilizam o nosso app. Temos como política que os motoristas parceiros cumpram a legislação que rege o transporte de pessoas com deficiência e acomodem cães de serviço. 

A Uber fornece diversos materiais informativos a motoristas parceiros sobre como tratar cada usuário com cordialidade e respeito. A empresa possui um guia de acessibilidade que tem como objetivo apoiar os motoristas parceiros com informações sobre como ter interações positivas e respeitosas com usuários que têm alguma deficiência. 

Nos casos em que usuários sentirem que o tratamento dado pelo parceiro não foi respeitoso, ou que desrespeitou os termos da lei, ressaltamos sempre a importância de reportarem esses incidentes à Uber, para que possamos tomar as medidas necessárias. Conforme explicitado no Código da Comunidade Uber, casos comprovados de motoristas que adotem conduta discriminatória podem levar à perda de acesso à plataforma.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.