São Luís

PCdoB deve enfrentar PT por vaga de vice na chapa de Duarte Jr.

Deputado Márcio Jerry, presidente do PCdoB, declarou que partido tem interesse no posto.

Gilberto Léda/ipolítica

Atualizada em 21/12/2023 às 16h01
Jerry quer PCdoB na briga pela vice de Duarte
Jerry quer PCdoB na briga pela vice de Duarte (Juliana Mendes)

SÃO LUÍS - O presidente estadual do PCdoB no Maranhão, deputado federal Márcio Jerry, deu nesta quinta-feira (21), uma declaração que pode estremecer as relação do seu partido com o PT.

Em entrevista a um programa de rádio de Timon, ele afirmou que os comunistas têm interesse na vaga de candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo também deputado federal Duarte Júnior (PSB) em São Luís.

Segundo ele a indicada dos comunistas deve ser a advogada Flávia Alves, suplente de deputada federal e atual superintendente do Ibama no Maranhão. Ela é irmã do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB).

Crise - A informação pegou de surpresa alguns petistas aliados do governo Carlos Brandão (PSB), que há meses trabalham a tese de emplacar um vice do partido.

Na mais recente declaração sobre o assunto, no fim do mês de novembro, o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), ressaltou, em entrevista à TV Mirante, que esse deveria ser o caminho.

“Nós estamos com a expectativa, articulando, para a definição de fato de apoio à pré-candidatura do deputado federal Duarte Júnior (PSB), por acreditar na sua competência, na sua capacidade para gerir a cidade de São Luís. E, também, o partido deve fazer o pleito, claro, dialogando com a Federação [Brasil da Esperança], com os demais partidos da nossa base aliada, pretendemos a vaga de vice”, disse. Segundo ele, o nome petista a ser indicado ainda está em avaliação pelas lideranças partidárias.

Camarão também acrescentou que o PT deve defender a estratégia de que o grupo do governador Carlos Brandão (PSB) tenha apenas um candidato no pleito do ano que vem na capital, para repetir sucessos eleitorais anteriores e evitar nova derrota como a de 2020 - quando o Palácio dos Leões, ainda sob o comando de Flávio Dino (PSB) contava com quase uma dezena de candidatos e, mesmo assim, viu Eduardo Braide (PSD) eleger-se no segundo turno contra o próprio Duarte.

O PT ainda não se posicionou após a declaração de Jerry.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.