SANEAMENTO BÁSICO

Moradores reclamam de lixo que se acumula em Paço do Lumiar

Há mais de uma semana, situação é considerada crítica no município.

Imirante.com

Atualizada em 16/12/2023 às 14h46
Moradores reclamam de lixo se acumula em Paço do Lumiar.
Moradores reclamam de lixo se acumula em Paço do Lumiar.

PAÇO DO LUMIAR - A população de Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís, tem sofrido com o acúmulo de lixo nas ruas e avenidas do bairro Maiobão. Há cerca de 10 dias, a coleta de resíduos, na cidade, foi suspensa. 

Em nota, a prefeitura da afirmou que a empresa CGA Titara rompeu o contrato unilateralmente e sem aviso prévio, causando transtornos à população e ao meio ambiente.

A prefeitura disse ainda que tomou as medidas cabíveis e entrou na Justiça contra a CGA Titara.

A CGA Titara, no entanto, negou que tenha vínculo com a prefeitura e afirmou que seu contrato é exclusivo com o governo do Estado (leia a nota completa da empresa CGA Titara no fim da matéria).

Sob impasse, os moradores de Paço do Lumiar têm convivido com o mau cheiro, a proliferação de insetos e roedores e o risco de doenças causadas pelo lixo.

Além disso, o acúmulo de lixo se espalhou por áreas urbanas destinadas ao lazer, como praças e canteiros centrais, comprometendo a qualidade de vida da população.

A prefeitura informou que está buscando uma solução emergencial para o problema e que espera regularizar a coleta de lixo nos próximos dias.

Leia a nota da CGA Titara na íntegra:

A CGA Titara não tem vínculo contratual com o município de Paço do Lumiar e que o atendimento acontece através de contrato entre a CGA TITARA e a AGEM (órgão do governo do estado), que faz o convênio com os municípios da região metropolitana.

Os serviços de coleta e transbordo (transferência de resíduos de caminhões pequenos para carretas) e o transporte até a CGA TITARA são de responsabilidade do município. 
O serviço prestado pela CGA TITARA é somente o tratamento e destinação final dos resíduos no aterro sanitário que está localizado  em Rosário (MA).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.