Dia Nacional de Combate ao Aedes

São Luís realiza Dia D de combate ao Aedes aegypti nesta sexta-feira (15)

Objetivo de alertar a população sobre as medidas de prevenção à dengue, zika e chikungunya.

Imirante.com

Atualizada em 13/12/2023 às 19h52
Segundo dados da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de São Luís, este ano, até o início de dezembro, São Luís registrou 1.453 casos de dengue.
Segundo dados da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de São Luís, este ano, até o início de dezembro, São Luís registrou 1.453 casos de dengue. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Nesta sexta-feira (15) será realizada uma programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, com o objetivo de alertar a população sobre as medidas de prevenção à dengue, zika e chikungunya. 

Na Praça do Panteon (Centro), das 8h às 11h, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e outras entidades vão realizar ações de abordagem educativa da população e sensibilização para a importância da participação de todos no combate ao vetor da doença.

Durante esta semana a prefeitura realizou em toda a cidade um trabalho de intensificação das visitas às residências para inspeção e tratamento de depósitos, orientação da população e nebulização espacial com o carro fumacê. Além disto, foi feito recolhimento de bagulho volumoso e pneus, mutirão de limpeza, palestras e atividades educativas em escolas. 

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, alerta que com a proximidade do período chuvoso é necessário redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. “O início do ano alterna altas temperaturas com pancadas de chuva, que criam um ambiente muito favorável à reprodução do Aedes aegypti, aumentando os casos de dengue, zika e chikungunya, por isso, é preciso intensificar as medidas para restringir a formação de criadouros do mosquito”, pontua. 

Segundo dados da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de São Luís, este ano, até o início de dezembro, São Luís registrou 1.453 casos de dengue, 1.813 casos de chikungunya e 16 casos de zika. 

A melhor forma de prevenção da dengue é eliminar as condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, evitando deixar água armazenada em recipientes que possam se tornar criadouros do mosquito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.