Liberdade de Expressão

STF suspende decisão do MA que impôs censura ao jornal Estado de S. Paulo

Ministro Cristiano Zanin entende que decisão da 8ª Vara Civil de São Luís restringe a liberdade de expressão do veículo de imprensa.

Ipolítica, com informações do STF

Zanin suspendeu decisão da Justiça do Maranhão
Zanin suspendeu decisão da Justiça do Maranhão (Rosinei Coutinho / SCO / STF)

SÃO LUÍS - O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu uma decisão da Justiça do Maranhão que havia determinado a retirada de reportagens e retratação do jornal Estado de São Paulo.

Zanin destaca em seu despacho, que a decisão da 8ª Vara Cível de São Luís não apresenta razões legítimas para impedir a divulgação das informações.

A decisão da Justiça maranhense estava impondo censura ao veículo de imprensa do estado de São Paulo, referente a publicações que tratavam do ministro das Comunicações, Juscelino Filho.  

Veja aqui a íntegra da decisão do STF

Na decisão, Zanin argumenta que, em análise preliminar, há indicativo de “manifesta restrição à liberdade de expressão no seu aspecto negativo”, numa afronta à jurisprudência do STF e à Constituição. Segundo Zanin, a determinação de retirada das matérias jornalísticas do site do Estadão configura “evidente obstrução ao trabalho investigativo inerente à imprensa livre, além de caracterizar embaraço ao repasse das informações à opinião pública”.

Leia também: Brandão receberá ministra na próxima segunda-feira 

A decisão da Justiça do Maranhão determinou a retirada de reportagens publicadas pelo Estadão sobre concessões de veículos de comunicação envolvendo o ministro Juscelino.

O ministro Zanin pediu informações à Justiça do Maranhão antes da análise definitiva do tema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.