Programação

Feirinha São Luís deste domingo (3) celebra o Dia Nacional do Samba

O palco da Praça Benedito Leite será comandado por Samba de Rua e Samba de Mina e seus convidados, a partir das 11h.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 01/12/2023 às 18h07
Nos dois palcos, os visitantes vão ter a oportunidade de ver nomes de destaque da cena sambista ludovicense.
Nos dois palcos, os visitantes vão ter a oportunidade de ver nomes de destaque da cena sambista ludovicense. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - A edição deste domingo (3) da Feirinha São Luís, realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), está com uma programação cultural especial celebrando o Dia Nacional do Samba, comemorado dia 2 de dezembro. 

O palco da Praça Benedito Leite será comandado por Samba de Rua e Samba de Mina e seus convidados, a partir das 11h, com Samba de Rua, que segue até às 15h com participações de Samba de Mina e vários sambistas convidados como Neto Peperi, Quirino e Eraldo Ébano, encerrando com o Bloco do Cacique.

Já na praça João Lisboa, é o Bloco da Imprensa que dá o ritmo, assinando a folia com o título: “Não deixe o samba morrer”. Por lá a programação inicia às 10h, com o grupo Fuzileiros da Fuzarca, seguido do Grupo Golpe do Baú, Bloco Afro Ayê Amadé, bateria da Flor do Samba, grupo Espinha de Bacalhau e show de Carnaval de Gabriel Melônio.

O encerramento da programação será com marchinhas de Carnaval, com a Banda Mara Ritmos. De acordo com coordenação do Bloco da Imprensa, na oportunidade, o Cordão da Comunicação vai lançar a logo e o tema para o Carnaval de 2024.

Para o secretário municipal da Semapa, Liviomar Macatrão, ter o Bloco da Imprensa na Feirinha São Luís é de extrema importância. “Domingo é dia de celebrar essa parceria com os amigos da imprensa, que além de noticiar, vão ser notícia, fazendo parte desse que é um dos mais importantes equipamentos municipais de divulgação da nossa cultura”, frisou.

Arte

No coreto da Praça Benedito Leite, a Galeria Trapiche apresenta aos visitantes uma exposição permanente de artistas visuais locais. Ali é espaço também para lançamentos de livros e performances.

A Feirinha São Luís tem o melhor do artesanato maranhense para os visitantes. A beleza única de produtos que vão dos acessórios à decoração e uma variedade de outras opções que podem ser adquiridas nas bancas que ficam na Praça Benedito Leite.

No mesmo espaço, o visitante encontra ainda os produtos da agricultura familiar de produtores da Zona Rural de São Luís que participam do Corredor de Produção, o maior programa de aceleração da produção, criado na gestão do prefeito Eduardo Braide. Direto do agricultor, os produtos podem ser encontrados no Espaço Agroecológico, onde também tem a comidinha do agro.

A comida típica é bem representada no Espaço Gastronômico, na Praça João Lisboa, onde também podem ser encontrados os doces, drinks e chopps.

Saúde

Em alusão à campanha Dezembro Vermelho, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai realizar ação de conscientização sobre HIV/AIDS. Na oportunidade, os visitantes interessados podem fazer teste rápido e serão orientados sobre prevenção. Às 10h, na Praça Benedito Leite,  haverá Teatro da Dengue, onde crianças e adultos vão aprender a combater o mosquito Aedes aegypti.

Já os tutores de cães e gatos vão poder vacinar seus bichinhos, de 9h às 12h, no Espaço Pet, na Praça Benedito Leite. A orientação é que leve a carteira de vacina do animal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.