Ações sociais

Caminhão Conhecendo os ODS chega a São Luís com serviços e atividades sociais e culturais

O caminhão estará na Travessa da Praça Anjo da Guarda, em São Luís.

Imirante.com, com informações da assessoria

O foco é levar informações, atividades e serviços à população que tenham conexão com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
O foco é levar informações, atividades e serviços à população que tenham conexão com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Caminhão Conhecendo os ODS, uma das principais iniciativas brasileiras para a difusão de conhecimento sobre sustentabilidade e de boas práticas socioeconômicas e socioambientais para o planeta, chega a São Luís neste sábado (2). O foco é levar informações, atividades e serviços à população que tenham conexão com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

O caminhão estará na Travessa da Praça Anjo da Guarda, em São Luís. E além de aproximar a população aos ODS, o projeto, que nesta etapa passou por Barra dos Coqueiros, em Aracaju, Sergipe, e Santo Antônio dos Lopes, no interior do Maranhão, oferece serviços e atividades para toda a família.

Os ODS reúnem diversos temas importantes como a erradicação da pobreza, os cuidados para uma saúde de qualidade, a igualdade de gênero, a erradicação da fome, a proteção social, entre outros. O projeto tem como objetivo ampliar o debate sobre 169 metas estabelecidas pela Agenda 2030 da ONU. “Chegamos em um momento que todos devemos nos unir para a regenerar o planeta que habitamos. Desde 2017, criamos a iniciativa Conhecendo os ODS, que conta com o Caminhão como uma das principais ações que percorre dezenas de cidades, levando formas práticas das pessoas colocarem os ODS em suas vidas”, explica Ana Carolina Xavier, Diretora de Estratégias e ESG da NTICS Projetos.

Dos dias 9 de novembro e 1 de dezembro, cerca de 4 mil alunos de escolas públicas participam de atividades educativas sobre os ODS em sala de aula. Já o caminhão chega às praças com atividades em 4 estações - cada uma sobre um ODS -, tendo exposição de fotos, textos, vídeos de realidade virtual, entre outras. Além disso, 13 tendas oferecem serviços e atividades como oficinas de compostagem, atendimentos de saúde, criação de currículos, aberturas de MEIs, oficinas de robótica, de culinária sustentável, oficinas de brinquedos com materiais recicláveis, entre outras. No palco principal, também será possível acompanhar palestras, talks e ter aulas de dança, yoga, ginástica funcional, luta, entre outras.

“Com uma metodologia prática e didática, o Caminhão ODS dissemina o conhecimento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, transformando cidadãos do Maranhão e Sergipe em agentes de mudança em suas comunidades. São 17 objetivos interrelacionados, que abordam os principais desafios de desenvolvimento no Brasil e no mundo. Na Eneva, incorporamos os ODS em nossa estratégia empresarial, buscando sempre fomentar iniciativas que contribuam com o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma sustentável”, explica Flavia Heller, Diretora Executiva de ESG e Estratégia da Eneva.

Nas duas cidades, o Caminhão Conhecendo os ODS contam com parceiros expressivos. Em São Antônio dos Lopes, tem apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sebrae Presidente Dutra, Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, SESI Caxias, Secretaria Municipal de Educação, Vigilância em Saúde Ambiental com a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, General Electric, SENAI/CEPT/Regional de Caxias-MA, Sebrae Presidente Dutra, Escola Coração de Jesus, SENAI/CEPT/Regional de Caxias-MA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Grupo Elas Empreendedoras, SESI Caxias, Alimentum e IFMA Presidente Dutra. Já em São Luís, a ação conta com o apoio da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Secretaria Municipal de Educação, ACIB, Equipe Ragnar, Ela Faz, Innovaeco, Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), SESI, Elas Empreendedoras, Compensei, Associação Comunitária Itaqui-Bacanga

Além disso, vai contar com nomes e personalidades locais que dão voz ao desenvolvimento sustentável dentro das comunidades. “A ideia é trazer agentes locais que vão ajudar a criar debates e dinâmicas colaborativas para que pessoas e empresas adotem boas práticas para a sua rotina”, finaliza Ana Carolina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.